Ao longo dos anos o Instagram foi, aos poucos, amadurecendo e se tornando uma das maiores redes sociais do mundo. O aplicativo, que nasceu com a premissa da postagem de fotos estáticas que formavam um mosaico no feed do usuário, hoje é usado como ferramenta de trabalho, compras e pesquisas sociais. Instagram é o aplicativo mais utilizado no Brasil, vem conferir o porquê.
Talvez você também goste de ler:
Tamanhos de imagens para Instagram
Novas funções para crescer o engajamento do Instagram
No país, o Instagram é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros, desbancando até o WhatsApp. Segundo o Panorama Mobile Time/Opinion Box, o app é o mais utilizado por 35% das pessoas que têm smartphone, contra 30% da plataforma de mensagens instantâneas.
Instagram é o aplicativo mais utilizado no Brasil, tanto por usuários quanto para campanhas com influenciadores
Os dados são excelentes quando falamos em número de usuários, mas o sucesso do Instagram não para por aí. Afinal, a HypeAuditor, plataforma de marketing de influência, identificou que 68% dos especialistas em marketing no Brasil escolheram o Instagram para suas campanhas com influencers em 2022.
O especialista em marketing de influência, CEO & CSO da Inflr, adtech especializada em ações com influenciadores, Thiago Cavalcante, explica os motivos que fizeram a plataforma se destacar para as marcas entre as redes sociais disponíveis.
“Hoje, a quantidade de usuários é o principal motivo, pois existe a facilidade em achar, identificar e impactar o público-alvo”, explica o empresário. “Mas existem outros fatores como a facilidade de anunciar no aplicativo e também de contatar os influenciadores, que normalmente deixam seu perfil mais completo, já com intenção de usá-lo como ferramenta de trabalho, fenômeno que não acontece em outras redes”, completa.
Além disso, o especialista avalia que o retorno em campanhas no Instagram é melhor que em outras plataformas. “O ROI costuma ser maior para a maioria das campanhas. Como o Instagram possui diversas formas de interação com os usuários, as informações aparecem em diversos momentos de navegação. Isso facilita o resultado e a maximização dos resultados”, ressalta.
Outrossim, o Instagram tornou-se uma vitrine para marcas de grande, médio e pequeno porte. Neste ano, o marketing de influência deve crescer cerca de 23,4%. Entretanto, Cavalcante explica que é importante para as marcas unirem as campanhas com influenciadores digitais com outras estratégias de marketing. “Quanto mais abrangente e completa a estratégia for, melhor. Por exemplo, as marcas podem negociar para utilizar a imagem do influenciador não apenas na rede dele, mas em sua própria rede e também em seu site e peças publicitárias, aumentando a visibilidade daquela marca”, afirma.
Por ser uma das redes favoritas dos internautas, o Instagram também é exemplo de como adaptar-se às novas exigências de seus consumidores.
“A tendência é que, com o passar dos tempo, algumas redes caiam e outras roubem a atenção. Existe o período de lançamento, novidade, crescimento, amadurecimento e queda. O Instagram sentiu o impacto do TikTok, por isso criou o Reels, que colaborou para o crescimento da rede”, finaliza o CEO.
Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!