Glória Maria: um legado de experiências
À princípio uma notícia triste hoje! Glória Maria morreu nesta quinta-feira, 2, após anos de luta contra um câncer. Acima de tudo, uma das maiores jornalistas brasileiras e conhecida mundialmente por suas reportagens que exploravam muitas vezes os lugares mais remotos e curiosos do mundo. Sobretudo, Glória Maria deixa, aos 73 anos, um legado de experiências que todos sonham em ter um dia.
A primeira repórter negra da televisão brasileira
Todavia, em mais de cinco décadas de carreira, Glória Maria carrega para sempre em sua bagagem todas as experiências possíveis que vivenciou na sua vida profissional e pessoal:
“Quando eu comecei a viajar, eu era muito pobre,
então não tinha dinheiro para conhecer o mundo.
Eu comecei a viajar pela TV Globo, com 16 pra 17 anos,
e aí eu fiz do mundo o meu espaço“
Seja como for, a jornalista tornou-se mais conhecida quando foi apresentadora do Fantástico e do Globo Repórter, programa do qual fez parte até este ano e apresentava toda semana lugares incríveis que muitas pessoas só conheceram através do seu trabalho, sempre repleto de sensibilidade e humildade. Acima de tudo, a Glória Maria trazia um olhar único sobre as experiências que viveu em suas viagens ao redor do mundo.
Conforme entrevista ao programa Altas Horas, a jornalista afirmou que já passou por mais de 160 países. Alguns nem existem mais, como é o caso a Iugoslávia, que originou cinco países após sua divisão (Croácia, Eslovênia, Sérvia, entre outros).
Dentre tantas viagens, Glória Maria também marcou a internet na era dos memes. Por exemplo, a experiência em uma vila rastafári na Jamaica foi uma das viagens mais visualizadas.
Diagnóstico de câncer
No ano de 2019, ela foi diagnosticada com um câncer no pulmão, que foi tratado com imunoterapia com sucesso. Ela sofreu metástase no cérebro, que também foi tratada com sucesso através de uma cirurgia.
Glória Maria estava internada em um hospital particular em Copacabana desde o dia 6 de janeiro. Ela deixa duas filhas, Maria, de 15 anos, e Laura, de 14.
Sobre a Glória Maria
Jornalista, repórter e apresentadora brasileira, Glória Maria Matta da Silva nasceu em agosto de 1949.
Foi considerada um dos maiores símbolos do jornalismo brasileiro, além de ser a primeira repórter negra a ter destaque na televisão do país.
Formada na PUCRJ participou do Globo Repórter, Fantástico, Jornal Hoje entre outras tantas produções da Rede Globo de Televisão.
Então, o que você achou desse artigo Glória Maria: um legado de experiências? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!