Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

C&A vai fechar?

0

Recentemente, nessa última semana, começou a circular um boato acerca do fechamento de uma das lojas mais conhecidas no Brasil: a C&A. Nesse sentido, mesmo estando entre as lojas e departamentos mais famosas do território brasileiro, a empresa realmente fez o anúncio de que irá fechar algumas unidades de suas lojas no Brasil.

- Publicidade -

Ao que tudo indica, a loja que efetivamente irá encerrar suas atividades no Brasil encontra-se localizada na Avenida Presidente Vargas, número 282, no estado de Belém do Pará. Vale mencionar que essa unidade em específico é uma das últimas que possuíam as dependências localizadas na rua, sem estar agregada a um grande shopping, por exemplo.

Talvez você goste de ler também:

Loja do Ex: estabelecimento recebe presentes de namoros que acabaram

As lojas Americanas vão fechar? E agora?

A unidade de Belém do Pará!

- Publicidade -

De acordo com as informações que foram obtidas, essa loja localizada em Belém do Pará encontrava-se em funcionamento há 10 anos. No entanto, suas atividades foram encerradas no dia 15 de março de 2023. É importante deixar claro que esse não é o primeiro episódio de fechamento, visto que no ano de 2022 a C&A também havia fechado uma franquia no Rio de Janeiro, em Botafogo.

Desse modo, de acordo com um comunicado que foi emitido pela empresa, os usuários que precisem fazer pagamento de faturas de cartões da loja ou que fizeram algum tipo de compra recentemente podem ir até outras unidades para resolver as pendências. Além disso, é possível entrar em contato com a empresa por meio do site oficial ou pelo aplicativo que está disponível tanto para o sistema operacional Android quanto iOS.

Por qual razão as lojas da empresa estão começando a fechar?

Com essa onda de fechamento das lojas, muitos sujeitos começaram a se questionar se pode ocorrer de todas as lojas da C&A fecharem no território brasileiro. Na realidade, essa premissa acabou ganhando muito mais destaque pelo fato de existirem rumores de a loja ter sido vendida e comprada pela Renner, sua principal concorrente no Brasil quando pensamos nas lojas de fast fashion.

Desse modo, de acordo com as informações que foram publicadas pelo então colunista do O Globo, Lauro Jardim, existe um processo de negociação entre as duas lojas para efetivamente decidir se irá existir ou não a compra da C&A por parte da Renner. Outro motivo pelos quais as lojas podem estar fechando é o fato de que a C&A, nos últimos anos, não vem apresentando resultados tão positivos.

- Publicidade -

Na realidade, a maioria dos resultados foram abaixo do esperado pela empresa. Assim, consequentemente, o lucro da empresa acabou diminuindo significativamente. Quando se analisa o primeiro trimestre de 2022, por exemplo, o prejuízo líquido da loja chegou na casa dos 152,7 milhões de reais. No que tange o terceiro trimestre do mesmo ano, o valor negativo ainda continuou em 61,4 milhões de reais.

Qual a probabilidade de a loja efetivamente ser fechada?

Inicialmente, é importante destacar que embora existam sim rumores sobre a venda da empresa para a Renner, até o determinado momento, a C&A não fez nenhum tipo de pronunciamento oficial acerca dessa venda. Além disso, conforme apontam algumas informações que foram publicadas sobre o assunto, a empresa fez uma consultoria dos fundos e grupos estratégicos acerca da venda da empresa.

Porém, no que se refere à comercialização de ativos no território brasileiro, esse assunto não foi mencionado, não pelo menos publicamente. Pode ser que tudo não passe de um boato e a empresa esteja somente tentando novas alternativas para lidar com o cenário negativo. Hoje em dia, a empresa está espalhada pelo mundo todo, em 18 países, sendo que uma parte das lojas se encontra na Europa.

De acordo com o levantamento que foi feito pela Suno, aproximadamente 65% das lojas da C&A encontram-se no Brasil, cerca de 331 lojas. Portanto, as chances de as lojas serem todas fechadas de maneira concomitante são difíceis quando pensamos em grande escala. É preciso aguardar mais para entender todo o desfecho dessa questão da loja. No final das contas, o fechamento da empresa deve nao ocorrer.

Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.