Confira as obras de arte depredadas durante invasão em Brasília
Os participantes das invasões a prédios públicos, ocorridos neste último domingo (08) no Distrito Federal, deixaram um grande rastro de destruição ao patrimônio público. Confira aqui as obras de arte depredadas na invasão em Brasília.
Os principais alvos das depredações foram o Palácio do Planalto e a sede do Supremo Tribunal Federal (STF). Assim, o ato de vandalismo foi bastante criticado não apenas por representantes do Governo, mas até mesmo da própria oposição, que se posicionou majoritariamente contra a depredação promovida durante o protesto.
O ministro da Comunicação, Paulo Pimenta, registrou em vídeo algumas imagens dos prejuízos estruturais sofridos no Palácio do Planalto durante a invasão. Além das vidraças quebradas, computadores derrubados e quebrados, móveis revirados e fios arrancados, é possível ver obras de arte como as do pintor brasileiro Di Cavalcanti rasgadas por objetos perfurantes.
O referido ministro qualificou o ato como um atentado à democracia, orquestrado por marginais:
“São marginais e têm de ser tratados como criminosos porque fizeram isso contra a democracia e contra o Brasil.”
Invasão em Brasília causa prejuízo histórico
Outras obras, algumas de grande valor histórico, a exemplo do quadro de José Bonifácio de autor desconhecido, foram danificadas. As esculturas de bronze do salão verde e as obras do pintor Athos Bulcão foram pichadas e cortadas. A “Vênus Apocalíptica” da artista Marta Minujin, foi jogada no chão do Palácio.
Alguns retratos de personalidades políticas de destaque no cenário nacional também foram alvos do vandalismo praticado durante a invasão: o quadro de Renan Calheiros no Senado Federal foi rasgado, o retrato de Marechal Rondon, do pintor W. L. Techmeier, de 1953, foi arrancado da parede.
O quadro As Mulatas, de Di Cavalcanti, foi uma das obras criminosamente atacadas por golpistas e vândalos no Palácio do Planalto. pic.twitter.com/MBm5yGDuOj
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) January 9, 2023
Pessoas cultas. O relógio da foto foi presenteado à família real portuguesa por Luiz XIV; foi trazido para o Brasil por Dom João VI. pic.twitter.com/mR2BVb0rOm
— Gladston Mamede (@GladstonMamede) January 9, 2023
A cadeira usada pela presidência do STF, feita por Jorge Zalszupin foi arrancada do prédio. pic.twitter.com/9IYVsNVIeJ
— Nanda Xie (@nandaxxie) January 9, 2023
A escultura "A Justiça", do artista mineiro Alfredo Ceschiatti, inaugurada em 1961, também foi vandalizada pelos terroristas golpistas bolsonaristas. pic.twitter.com/QvvnyZy4BR
— William De Lucca (@delucca) January 8, 2023
Teve um estrupício da baderna de ontem em Brasília hasteando a bandeira imperial em frente ao Palácio do Planalto, enquanto cúmplices dele destruíam objetos herdados do Brasil Império. Quadro de Pedro Américo, relógio, vaso e móveis de Dom João VI, tapete da Princesa Isabel… 😡 pic.twitter.com/wFdhw4ljpK
— Marcelo Delfino🐬👑 (@mjdelfino) January 9, 2023
'A Justiça', feita pelo artista belo-horizontino Alfredo Ceschiatti em 1961. A frase "perdeu, mané" foi pichada na obra. pic.twitter.com/HLjRBs4YGZ
— Nanda Xie (@nandaxxie) January 9, 2023
Servidores do setor de conservação da Câmara já fizeram uma avaliação dos estragos e a higienização dos locais depredados, possivelmente a ser divulgada.
Já no prédio do STF, o Brasão da República e o Crucifixo foram retirados da parede. Os invasores também arrancaram a porta do armário do Ministro Alexandre de Moraes e o salão nobre da Corte foi completamente destruído.
Essa foto que tirei ao chegar no STF sintetiza o que foi o dia de hoje: escárnio e desprezo à institucionalidade democrática brasileira. Arrancaram o brasão da República e a cadeira em que sentam os ministros. Não há temor algum em ser fotografado. A punição tem que ser exemplar. pic.twitter.com/MjMH7Ghlo4
— Weslley Galzo (@weslley_galzo) January 8, 2023
As autoridades ainda estão apurando e identificando os participantes do ato de vandalismo praticado neste último domingo.
Talvez você goste de ler também:
CONFIRA OS LOOKS DE JANJA, PRIMEIRA DAMA BRASILEIRA, NA POSSE!
Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!