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Tendências na publicidade para 2023

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Inicialmente, as heranças que o ano de 2022 deixará para o ano de 2023 encontram-se intimamente ligadas ao contexto econômico do mundo. Nesse sentido, podemos dar ênfase à Europa, às sanções econômica impostas pela União Europeia e  ocidente de forma geral, as ondas inflacionarias na cadeia global de suprimentos. Ou seja, tudo isso mostrou-se como ponto chave para culminar na lógica que estamos vivenciado nesse final de ano.

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Nesse sentido, de acordo com o fundo monetário internacional, o crescimento econômico global também foi revisado, passando de 6,1% em janeiro de 2022 para 3,2% na metade do ano.

Em vista da grande retração econômica, o Interactive Advertising Bureau Brasil (IAB Brasil), acrescenta que o fato de conseguir compreender o consumidor em suas nuances e distinções é a peça fundamental do quebra-cabeça que representa a construção de um branding que realmente consiga agregar valor na medida em que consegue, também, ganhar awareness.

Desse modo, iremos abordar neste artigo as tendências voltadas ao setor de publicidade digital que foram apontados no relatório Brand Disruption 2022. Quer ficar por dentro de todas as novidades? Continue lendo que confira aqui!

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Sentindo na pele: togetherness.

Não é novidade para ninguém que com o retorno das atividades presenciais depois do período pandêmico fizeram com que a experiência voltasse a ter destaque na sociedade. Nesse sentido, quando pensamos nessa premissa, podemos dizer que os setores de eventos e de turismo foram os mais beneficiados com essa dinâmica. Um exemplo palpável dessa dinâmica pode ser o próprio Rock in Rio que conseguiu reunir 700 mil pessoas e teve um impacto econômico de 2 bilhões de dólares. Dessa maneira, podemos dizer que eventos que forneçam uma experiência diferenciada. Assim como ocorreu também na Copa do Mundo do Qatar, mostram-se como tendência no ano de 2023.

O poder de uma causa.

Para o ano de 2023, podemos dizer que a maior parte dos consumidores aguardam ansiosos por um comportamento muito mais sustentável por parte das pequenas e grandes marcas que fazem parte do mercado em distintas escalas. Nesse sentido, de acordo com um levantamento que foi feito recentemente sobre a opinião dos consumidores, chegou-se à conclusão de que 76% dos sujeitos concordam que as empresas devem focar muito mais para combater o racismo, a xenofobia, o direito igualitário de gênero, entre outras pautas.

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Além disso, 74% dos sujeitos também acreditam que as marcas possuem um papel de destaque a ser desempenhado na sociedade nos próximos anos em prol de um mundo mais igual e digno. Outro ponto que foi tocado é acerca da sustentabilidade, visto que 76% dos entrevistados também disseram que a sustentabilidade precisa ser levada em consideração no momento de fazer uma compra. Esses dados que foram passados pertencem ao levantamento que foi feito pela Global Foundational Kantar Sustentabilidade 2021. Dessa maneira, podemos dizer que uma das grandes tendências da publicidade para o ano de 2023 será abordar essa pautas sociais que precisam de destaque no mercado internacional, local e regional.

O varejo (re)inventado: Anywhere commerce.

Hoje, podemos perceber como um tipo de reflexo do período pandêmico o avanço do comércio na esfera digital global. De fato, antes da pandemia, embora o e-commerce tivesse realmente um mercado robusto, a intensificação das compras por meio da internet ampliaram-se muito mais no período de isolamento social. Nesse sentido, o e-commerce acabou tomando não de uma grande ferramenta para as empresas que trabalham com varejo. Além disso, de acordo com um estudo chamado de “Tendências: As compras no mercado Livre”, pode-se perceber que o comércio eletrônico deve representar cerca de 21,5% do total das vendas do varejo em uma escala internacional, global.

Por conseguinte, quando pensamos na América Latina, esse aumento denota destaque, em uma variação que gira em torno de 20,4% somente no ano de 2022. Cabe destaque, também, a guerra dos fretes que acabou se intensificando, visto que a tendência para o mercado é que os consumidores tenham que receber o seu produtos muito mais rápido do que as entregas ocorrem no período que antecede a pandemia. Desse modo, acredita-se que uma das principais tendências para a publicidade no ano de 2023 é o aumento e a melhora dos sistemas de logísticas das empresas que trabalham com o varejo e o e-commerce.

Transformação das finanças.

Com o avanço da tecnologia em uma escala exponencial, o modo como as pessoas lidam com o dinheiro mudou. Hoje, com o avanço das tecnologias de blockchain, o surgimento de cripto ativos, em especial as criptomoedas, tornou-se uma realidade presente na vida de muitos.

Nesse sentido, aproximadamente 21% da população que encontra-se conectada no mundo virtual. Além disso, já declarou ter algum tipo de investimento relacionado a criptomoedas no ano de 2022.

Outrossim, podemos usar o Nubank como um exemplo, isto porque o banco já deixa de comercializar criptomoedas por meio do seu aplicativo, como o Bitcoin e o Ethereum. Desse modo, uma das principais tendências que estão sendo apontadas para o setor de publicidade é praticamente a extinção do dinheiro físico. Desta forma, dando espaço para a moeda digital e também para as moedas que possuem a proteção da tecnologia blockchain.

Vídeos e Streaming.

O ano de 2022 foi fortemente marcado por vídeos curtos e streaming, cabendo destaque ao aplicativo TikTok que revolucionou a forma de fazer publicidade. No âmbito dos serviços de streaming, podem dar destaque às gigantes que realmente dominam esse mercado e passaram a dominar ainda mais no período pandêmico. São empresas de streaming como a Amazon Prime Video, Netflix, Apple TV, HBO Max, entre outras.

Nesse sentido, podemos dizer que a paixão do consumidor pode consumir conteúdos em formato de vídeos acabados e intensificando esse período atípico que a sociedade passou. Além disso, vê-se que o mundo do stream invadiu completamente o mundo real por meio das abordagens publicitárias.

Um exemplo disso foi a ação de Stranger Things no metrô de São Paulo, por exemplo. Desse modo, uma das grandes tendências da publicidade é fazer com que os conteúdos que estão sendo explorados no meios de plataformas de streaming consigam invadir também o cotidiano dos sujeitos nas pequenas e grandes cidades.

O mundo virtual e as experiências dos sujeitos.

No ano de 2022, é inegável dizer que o metaverso foi um dos assuntos mais debatidos do ano. Isso não deverá mudar nos próximos anos, embora a Meta já tenha anunciado que está diminuindo um pouco os investimentos no Metaverso.

Além disso, é importante destacar que a ascensão da Web 3.0 e o seus desdobramentos já estão na mira de muitos anunciantes. Por conseguinte, deve-se dizer que a presença do digital deve extrapolar o e-commerce e começar a ganhar muito mais notoriedade devido a criação de avatares personalizados.

Por exemplo, um dos destaques dessa premissa é a Lu, do Magalu. A Lu, por exemplo, foi a primeira a participar de uma entrevista de podcast, no caso, a entrevista com a Marília Gabriela.

O mundo virtual e o mundo físico no mesmo espaço tempo.

Por fim, conclui-se que entre todas essas tendências que foram anunciadas, a hibridez entre o mundo virtual e o mundo físico ganha destaque. De fato, podemos concluir que o mundo está avançado para um ponto no qual as realidades tendem a coexistir no mesmo espaço tempo.

Essa ideia, em um primeiro momento, pode parecer um episódio de Black Mirror. No entanto, a própria invenção da internet em seus primórdios denota a mesma percepção. A partir disso, tivemos temos acesso a diversas informações na palma de nossas mãos.

Dessa maneira, devemos concordar que, embora essa ideia pareça um pouco avançada, a tecnologia tende a avançar sempre de forma exponencial. Ou seja, visto que nunca parte-se do zero para projetar qualquer ferramenta hodiernamente. No entanto, esse mesmo processo vem sendo utilizado na fabricação de vacinas.

 

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