Vamos falar sobre gestão do tempo? Primeiramente, eu não sou uma expert no assunto, muito menos uma ótima gestora de tempo, mas tenho muito a compartilhar sobre o que aprendi em cursos e na vida. Bora entender melhor o que é isso?
Quem aí já escutou ou usou como desculpa o famoso: eu não tenho tempo pra nada? Pois bem, gerir o seu tempo, nada mais é do que fazer escolhas. Você está disposto a isso?
Afinal, o que é gestão do tempo?
De forma rápida e curta: é entregar o melhor trabalho, em menos tempo. Além disso, gerir bem o tempo é ser produtivo e, como dividir o seu tempo nas atividades que realiza.
Parece muito simples e fácil de aplicar, se, não tivéssemos tantos “vilões” que desviam a nossa atenção o tempo todo. Segundo estudos, mexemos/olhamos para o celular, em média, 200 vezes por dia. E mais, toda a vez que tiramos a nossa atenção da atividade que estamos realizando e olhamos pra notificação do celular, demoramos em torno de 23 minutos para conseguir voltar ao ponto que estávamos produzindo.
Vamos falar sobre gestão do tempo?
Recentemente aprendi que, não podemos confiar na nossa mente e, que ter tempo é uma questão de escolha. Sabe aquela máxima de: “toda ação tem uma reação”? Ela vale aqui também.
Quando você para as suas atividades para olhar as notificações, você escolheu isso. Logo, seu dia poderá não ser tão produtivo. Da mesma forma que, quando você para para ajudar um colega, todos os dias, ao final, ele conseguirá entregar tudo dentro do prazo e você poderá ficar frustrado e com prazos atrasados.
Separamos alguns aprendizados que podem inspirar a sua jornada:
- Aprenda a dizer não (esse é o mais efetivo dos clichês). Dizer não é priorizar-se!
- Ter tempo é uma questão de escolha, por isso, se você sabe onde quer chegar e quais são as atitudes que precisa ter para chegar lá, será muito mais fácil na hora de escolher;
- Comece a planejar a sua semana (eu ainda não consegui, mas, sigo tentando);
- Tente desviar de pequenas desatenções (descobri que o meu ponto fraco e maior distração é o WhatsApp, o que vou fazer em relação a isso? Bom, cabe a mim e mais ninguém resolver esse pequeno empecilho).
- Comece, termine tarefas e de um check na sua listinha. Isso é muito prazeroso.
- Tenha uma lista de tarefas e, se inclua nela. Tarefas da vida pessoal são essenciais para que tenhamos uma vida mais feliz. <3
Eu poderia listar infinitas dicas aqui, mas, essas 5 são suficientes para você dar o pontapé inicial. Eu já dei o primeiro, que foi revisar todo esse conteúdo e fechar o WhatsApp Web, e você?
Gostou desse artigo sobre gestão do tempo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!
Fonte: Curso Gestão do Tempo da SOU Coaching
Foto Destacada: freepik.com
GIFF: giphy.com