Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Um império chamado Amazon

0

Antes de mais nada, você conhece a jornada da Amazon ao longo desse últimos anos? Em plena pandemia a empresa já faturou mais de US$ 1 trilhão e completa 26 anos em julho de 2020 agora, tornando-se um dos grande líderes do varejo mundial. A princípio, a criatividade bem como a coragem de entrar em novos mercados vem impulsionando cada vez mais essa empresa global.

- Publicidade -

Confira a seguir um pouco da história contada através de uma linha do tempo dessa empresa que a princípio só queria entrar no mercado de entregas mas acabou se tornando um império chamado Amazon.

1994 – O ano da estreia

À primeira vista Jeff Bezos, antes engenheiro de Wall Street, começa a vender livros online nos primórdios da internet. A princípio vender livros foi uma escolha baseada em não ser um produto perecível e de fácil transporte. O nome da empresa foi inspirado no Rio Amazonas, uma espécie de homenagem que anunciava a ambição de Bezos em construir algo grandioso e mundial.

- Publicidade -

1997 – IPO (Initial Public Offering)

Inicialmente as ações da “maior livraria do mundo” foram negociadas a US$ 18 hoje são cotadas em mais de US$ 2 mil. Uma bela arrancada e valorização não acha?.

2000 – Marketplace

A partir dos anos 2000 a Amazon muda consideravelmente a estratégia de negócio e se torna um marketplace, vendendo produtos de terceiros. Além da ampliação e de sua presença de forma mais global. É interessante perceber que somente em 2003 a empresa registra o seu primeiro momento de lucro, algo em torno de US$ 30 milhões.

- Publicidade -

2005 – Fidelidade

Surge o Amazon Prime pacote de benefícios para os seus respectivos clientes com frete grátis ilimitado e entretenimento como filmes, séries, músicas, livros. Atualmente o programa soma mais de 150 milhões de assinantes que pagam.

2006 – Nuvem

Logo depois, visando ampliação da atuação de mercado a Amazon lança o serviço de Cloud Computing da AWS para outras empresas e dispara ainda mais em uma corrida lucrativa com mais uma frente de receitas.

2007 – Kindle

A Amazon lança o seu primeiro gadget, o Kindle, projetado exclusivamente para incentivar o consumo de livros digitais. Essa nova experiência projetada para os consumidores da marca tornou-se em pouco tempo o terceiro maior negócio de gadgets dos Estados Unidos.

2010 – Entretenimento

Inspirado em competir no mercado onde o netflix já vinha obtendo bons resultados, a empresa cria a Amazon Studios para realizar produções como programas de televisão, séries e filmes para logo, ser distribuído pela Amazon Prime Vídeo. Simultaneamente essa iniciativa além de visibilidade da marca vem obtendo alguns prêmios e incomodando players como HBO e Netflix.

2014 – Comando de voz

A Amazon definitivamente estava cada vez mais compenetrada em abocanhar novas fatias de mercado e para isso surge a assistente virtual Alexa, apresentada ao mercado para bater de frente com as já famosas Siri da Apple e Cortana da Microsoft e Jibo. No mercado norte-americano esses smart-speakers com inteligência artificial estão entre os itens mais vendidos na Amazon.

2017 – Presença Física

Logo depois, com uma visão de expansão de mercados Bezos adquire a rede de supermercados Whole Foods com as suas mais de 400 lojas e com isso a Amazon torna-se a maior vendedora de mantimentos dos Estados Unidos.

2018 – Homem mais rico do mundo

Frequentemente com a forte valorização das ações da Amazon na bolsa de valores, Bezos supera Bill Gates como o homem mais rico do mundo.

2020 – Dias atuais

Em janeiro de 2020 a Amazon chegou a uma marca histórica de US$ 1 trilhão em valor de mercado. É a quarta empresa norte-americana a alcançar esse valor, depois da Apple Inc., Microsoft Corp. e Alphabet Inc.

Conclusão

Portanto em meio a crises ou mesmo cenários indefinidos de futuros em relação a um mundo pós pandemia, vale a pena observar um pouco o que grandes empresas tem construído por aí. Essa polivalência criativa e a coragem para diversificar a matriz do negócio tem impulsionado de forma escalável a Amazon ao longo de sua jornada de oportunidades.

Gostou desse artigo? Achou algum marco importante na construção desse império chamado Amazon? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade! Veja também esse artigo com sobre 4 empresários para inspirar você.

Quer se inspirar mais sobre esses empresários? Acesse os links abaixo.
Clique no link e adicione ao carrinho para ganhar DESCONTOS

A Cabeça de Steve Jobs

Elon Musk: Como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando nosso futuro

As cartas de Bezos: 14 princípios para crescer como a Amazon

O mundo segundo Mark Zuckerberg

Fonte: Infomoney

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.