a procura do briefing perfeito
Muitos criativos precisam brifar os seus respectivos clientes no entanto existem modelos prontos, alguns até brifam baseados em matrizes como o Canva e acabam se perdendo ao longo do caminho. Muitos modelos de agências clássicas e pós-modernas circulam por aí mas continuamos a procura do briefing perfeito!
Para fomentar um conteúdo de responsa buscamos referências bibliográficas e de empresas como a PENTAGRAM (conhece?) que mandam bem no mercado. Confira a seguir o que mapeamos como um modelo básico e simplesmente perfect de briefing.
Anote tudinho aí… só o que importa é “a procura do briefing perfeito!”
1. Visão e missão
Antes de mais nada é importante você saber qual a visão e missão do seu cliente ou empresa que irá atender. Sim parece óbvio mas deve ser dito e analisado por você, para que as coisas não saiam desalinhadas.
2. Principais produtos ou serviços
Entender do portfólio de produtos e serviços da empresa torna-se necessário, então em sua coleta de dados, seja pessoalmente ou através de uma call, vale a pena ficar atendo ao mapeamento do sistema produto-serviço do seu cliente.
3. Principais concorrentes
Aqui é importante pedir para os diretores da empresa ou responsáveis pela empresa a elencarem pelo menos três concorrentes para que você possa analisar quem anda mandando bem no mercado e ver no que pode ajudar o seu cliente a começar a bater um bolão e diferenciar-se no mercado.
4. Vantagem competitiva
Peça para os diretores que participam da tomada de brief destacarem de forma clara qual é a grande vantagem competitiva que o seu cliente possui no mercado em relação aos demais. Comumente ocorrem imprevistos como as pessoas que participam não terem um consenso sobre tais vantagens ou dependendo nunca terem pontuado isso dentro da empresa.
5. Stakeholders principais
Mapear os públicos torna-se uma atividade muito importante uma vez que uma empresa não possui somente clientes finais ou externos. Existem colaboradores dentro da empresa, assim como uma cadeia de fornecedores e parceiros que podem tornar-se estratégicos ao negócio do seu cliente.
6. Proposta de valor
Qual ou quais são os principais valores da empresa que você vai atender com o seu respectivo mercado de atuação. Peça para que afirmem claramente para você.
7. Mercado-alvo
Mercado-alvo não é todo mundo, uma empresa que foca assim normalmente torna-se miope. Entender dos seus clientes e mercado de atuação muitas vezes passa por informações obtidas por pesquisa de mercado ou mesmo através de análise de dados como analytics do google ou mesmo estatísticas apresentadas nas redes sociais sobre.
8. Atributos
Identifique as características da marca e da empresa do seu cliente. Vale a pena esclarecermos o que são esses tais de atributos não é? São aspectos, comportamentos e características próprias e peculiares de alguém ou de alguma coisa, no caso a empresa, seus produtos, serviços e experiências.
E aí, o que achou desses 8 pontos para preencher o seu briefing com o cliente? A procura do briefing perfeito realmente não é uma tarefa fácil viu. Você faz como o briefing com o seu cliente? Compartilha aí com a gente!
Para se obter bons resultados no briefing com o cliente torna-se essencial coletar as informações com as pessoas certas dentro da empresa, e claro uma pitada de organização do tomador de brief em relação as informações que precisa para executar os respectivos projetos com essas informações.
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