Proibições da FIFA para publicidade na Copa
À primeira vista, com a chegada da Copa do Mundo do Catar no final do ano, coladinha com a Black Friday, o número de empresas aproveitando o grande festival do Futebol mundial para fazer campanhas publicitárias e lucrarem com isso. Sobretudo, é preciso deixar claro que existem regras a serem cumpridas em relação a publicidades e marketing relacionadas a Copa do Mundo que foram estabelecidas pela FIFA.
De antemão, existe uma série de proibições principalmente quanto ao uso de determinados elementos visuais, gráficos e verbais que precisam ser respeitadas. Desde já, caso alguma empresa descumpra essas regras, estarão, automaticamente, cometendo crime de propriedade intelectual. Antecipadamente, confira aqui o que é proibido pela FIFA em relação aos Marketings atrelados a Copa do Mundo no Catar.
Talvez você goste de ler:
Já pensou em ir para a Copa do Mundo no Qatar? O Nubank pode levar você!
Valores referentes aos produtos do álbum da Copa do Mundo de 2022
Quais são as proibições da FIFA para as campanhas de marketing da Copa do Mundo 2022?
Definitivamente, a FIFA proibiu algumas campanhas relacionadas a Copa do Mundo em relação a comunicação e fins comerciais. Dessa forma, criaram-se algumas regras para evitar que determinadas empresas se aproveitam da marca e do marketing desenvolvido por terceiros para acontecer a Copa do Mundo.
Todavia, levando essas premissas em consideração, é proibido ser usado em campanhas de marketing na Copa do Mundo 2022 os seguintes elementos: hashtags oficiais da Copa nas redes sociais; o emblema oficial da Copa; a imagem do mascote oficial e o nome dele; o cartaz oficial; os cartazes e logos oficiais das cidades da Copa; o slogan oficial “Now is all” — Agora é tudo; a imagem do troféu oficial; a imagem da bola oficial; as marcas corporativas da FIFA; a fonte oficial “QATAR 2022”; a estética visual do evento QATAR 2022 e seus componentes individuais.
Da maneira idêntica, também e vedado o uso de comunicação com fins comerciais usando os seguintes elementos: Copa do Mundo; Copa do Mundo 2022; Copa do Mundo FIFA; Copa do Mundo FIFA 2022; Copa do Mundo FIFA Catar 2022; Copa do Mundo FIFA Qatar 2022; Catar 2022 ou Qatar 2022; Copa Mundial; Mundial; FIFA. Por fim, também foi proibido o uso dos seguintes símbolos relacionados a marketing de terceiros: a camiseta da Seleção ou modelo parecido; o nome ou a marca da CBF; o escudo da CBF; o mascote da Seleção; imagens dos jogadores ou dos jogos; o termo “Seleção Brasileira”.
Lista de proibições de símbolos e termos
É proibido utilizar os seguintes elementos em campanhas de marketing da Copa do Mundo 2022:
- hashtags oficiais da Copa nas redes sociais;
- emblema oficial da Copa;
- imagem do mascote oficial e o nome desse;
- cartaz oficial;
- cartazes e logos oficiais das cidades da Copa;
- slogan oficial “now is all” – agora é tudo;
- imagem do troféu oficial;
- imagem da bola oficial;
- marcas corporativas da FIFA;
- fonte oficial “QATAR 2022”;
- estética visual do evento QATAR 2022 e seus componentes separadamente
É expressamente proibido usar comercialmente os seguintes termos:
- Copa do Mundo;
- Copa do Mundo 2022;
- Copa do Mundo FIFA;
- Copa do Mundo FIFA 2022;
- Copa do Mundo FIFA Catar 2022;
- Copa do Mundo FIFA Qatar 2022;
- Copa 2022;
- Qatar 2022;
- Mundial;
- Fifa.
Não utilizar os seguintes símbolos:
- camiseta da Seleção ou modelo parecido;
- nome ou marca da CBF;
- escudo da CBF;
- mascote da Seleção;
- imagens de jogadores ou dos jogos;
- o termo “Seleção Brasileira”.
Então, o que você achou desse artigo sobre Proibições da FIFA para publicidade na Copa? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!