Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Ela faz o portfólio dela! #1

0

Um designer, arquiteto, fotógrafo, profissional da beleza (ou qualquer outro profissional que precise de um portfólio) tem duas opções: pode não atrair atenção e nunca exceder as tarefas com os quais gostaria de trabalhar ou criar seu próprio portfólio, ser criativo, aprender a como promovê-lo e receber pedidos de possíveis clientes. Hoje, obviamente, vamos falar sobre o segundo caminho.

- Publicidade -

Vamos começar hoje uma sequencia de dicas de como potencializar seu portfólio, mesmo você não tendo tantos projetos profissionais. Afinal, ela faz o portfólio dela.

 

Portfólio é sua vitrine

Muitos tentam mostrar no portfólio todo o trabalho que já fizeram, parecendo uma verdadeira linha do tempo do seu crescimento criativo. Não faça isso. Em primeiro lugar, o nível do seu primeiro trabalho provavelmente era baixo, e isso não é legal para um portfólio. Em segundo lugar, o portfólio deve vender você, favorecer você nos aspectos profissionais e pessoais.

O principal objetivo do portfólio é trazer até você um cliente em potencial para iniciar um diálogo, então veja com os olhos de um possível cliente, informe a ele o que ele precisa saber para ter interesse em você. Não jogue coisas aleatórias no seu portfólio para apenas ter algumas páginas a mais.

- Publicidade -

Um caso interessante que aconteceu esses dias, foi o de uma pessoa próxima que estava criando um portfólio sobre redes sociais. Porém o portfólio era resumidamente a capa e algumas artes criadas para os clientes que essa pessoa já atendia. O que mudava de fato no portfólio eram os segmentos dos clientes e as artes. Isso não é errado, porém pode ser potencializado. Você pode mostrar informações sobre o crescimento das redes sociais e usar isso a seu favor. Mostrar que além das suas criações serem interessantes, apontar o porquê deste serviço ser importante. Você pode utilizar uma página do seu portfólio e inserir dados e informações que farão com que o cliente tenha ainda mais interesse no seu trabalho.

 

Eu sou novato. O QUE FAZER?

fazendo portfolio

Aqui está uma cadeia lógica típica do modo de pensar de um iniciante:

– Existem especialistas experientes e é preferível recorrer a eles para o comércio. Mas eu sou MAIS BARATO!  Portanto, se eu oferecer meu trabalho de graça, será positivo para todos: Para a economia do cliente e para o meu portfólio!

- Publicidade -

A questão não é que o contratante economizará dinheiro em tarefas contratando um especialista inexperiente, que simplesmente não será capaz de executar o que ele precisa.

Em tal situação, é muito mais fácil contratar um profissional pronto para resolver o problema.

Portanto, um novato deve assumir as tarefas por suas habilidades, e não tentar competir em um nível mais elevado. Então aumente gradualmente o nível de tarefas e saiba identificar em qual posição você está em quesitos profissionais.

 

Mostre que você é capaz

A primeira coisa é saber o que está acontecendo diariamente com os melhores portfólios do Behance. Mas lembre-se: nem todo o trabalho no portfólio de designers é real. Frequentemente, é um trabalho fictício. Mas eles geram um grande número de solicitações recebidas, e é exatamente isso que precisamos. As vezes você tem as habilidades, porém não tem oportunidade. Seja criativo e faça a identidade visual que você quiser, crie o render, ilustração ou projeto que quiser. A intenção é mostrar que você é capaz.

Segundo, crie listas de referência no Pinterest. Para fazer isso, digite “web design” “portfólio” “design” ou qualquer outro assunto que você exerce na barra de pesquisa e salve o trabalho que você gosta em seu quadro. O Pinterest é bom porque mostra não apenas o trabalho mais recente, mas também os que obtiveram o maior número de curtidas ou atingiram outros fóruns. Assim, você verá a história das melhores imagens de todos os tempos.

Navegue pelo trabalho que coleta o maior número de curtidas e críticas no modo diário. Tire conclusões por si mesmo do porquê exatamente essas trabalhos se tornaram líderes.

Terceiro, mas não menos importante, crie uma conta no Instagram e siga quantas contas você quiser sobre os assuntos que compõem seu portfólio. Se você é um Designer gráfico, você tem uma infinidade de contas sobre branding, ilustrações, etc. É interessante você criar essa conta paralela para não envolver tudo isso com sua conta pessoal. Assim, você tem uma conta somente com conteúdos criativos que você pode usar quando quiser.

Essas três dicas, servem para você saber o que está acontecendo no mundo no âmbito profissional e usar essas informações para aprimorar cada vez mais o seu trabalho e consequentemente o seu portfólio.

 

Crie o que você quiser

Já comentamos, mas você precisa entender isso: CRIE QUALQUER COISA!

Se você está esperando um cliente brotar na sua frente para você começar um portfólio, você está pensando errado.

Utilize trabalhos acadêmicos, trabalhos que você fez em casa ou crie um trabalho que você sempre quis fazer. Muitos pensam que para estar num portfólio o trabalho precisa ser implementado ou solicitado por uma empresa para você. Na verdade, no portfólio você apenas precisa ser você mesmo e mostrar, com clareza e qualidade, do que você é capaz.

Pegue o produto que você gosta. Por exemplo, tênis Nike. Faça uma nova coleção de roupas de uma marca famosa. Crie um novo conceito de site da Coca-Cola. Não importa que a Coca-Cola não dê a mínima para o seu conceito e a marca famosa nunca saiba sobre sua existência. O principal é que essa é uma das melhores maneiras de dispersar seu portfólio.

Portanto, utilize todas as suas habilidades e conhecimentos e faça com que seu portfólio seja a melhor versão de você.

 

Remova trabalhos antigos

Para finalizar esta primeira etapa, não esqueça de remover os trabalhos antigos que são inferiores aos que você tem hoje para que eles não estraguem a aparência do seu portfólio. Lembre-se de que o cliente está conhecendo você. Mostre apenas o melhor.

 

Iniciantes podem aplicar essa estratégia e conselhos ao criar seus portfólios com bastante autenticidade.

Obrigado pela atenção, boa sorte em seus empreendimentos e até a segunda parte do “Ela faz o portfólio dela”.

Gostou desse artigo sobre como criar um portfólio? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade! Veja também esse artigo com sobre como fazer um currículo ideal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.