Se você sonha com uma redução na sua jornada de trabalho, leia esse texto! Durante as eleições, algumas vezes a pauta a respeito da carga horária dos Brasileiros foi levantada, entretanto, até onde o assunto é uma realidade?
Talvez você goste de ler:
O que é Hipervigilância no trabalho? Descubra aqui.
SPOTIFY INOVA COM O TRABALHO HÍBRIDO; CONFIRA!
Com a pandemia, a flexibilização da jornada ocorreu no Brasil. A estratégia foi uma resposta para auxiliar empresas a manterem sem funcionamento através da possibilidade de pagamentos proporcionais a produção. Na medida em que as atividades retornaram ao seu fluxo normal, muitas pessoas viram seu salário diminuir em razão de novas adaptações.
Desse modo, durante a campanha presidencial, a candidata Vera Lúcia do PSTU levantou a questão afirmando que lutaria para reduzir a jornada de trabalho dos brasileiros sem reduzir os salários por isso, a fim de combater a informalidade.
A ex-presidenciável afirmou: “Nosso programa propõe a redução da jornada de trabalho sem redução dos salários. Só a redução para 30 horas semanais abriria mais de 10 milhões de postos de emprego”.
Com a não eleição de Vera Lúcia, a diminuição da jornada de trabalho ainda pode ocorrer?
Apesar do assunto ser constantemente fomentado entre os brasileiros, nenhum dos candidatos à eleição no segundo turno levantou a questão com intenções tão nítidas quanto afirmava a candidata do PSTU. Por outro lado, experiências recentes fora do Brasil trazem esperança mudanças no cenário.
Desde o início de 2022, empresas estrangeiras passaram a reduzir a 80% a jornada de trabalho de seus colaboradores, pagando-os 100% do valor de salário em contrato. Como resposta, percebeu-se consideráveis melhoras na saúde mental e produtividade dos funcionários. Logo, podemos esperar que esses dados venham a refletir na carga horária dos brasileiros em algum momento.
Enfim, você ficaria menos estressado e trabalharia melhor com essa mudança?
Então, gostou do nosso artigo sobre diminuição da jornada de trabalho no Brasil? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!