4 lições de marketing no primeiro debate
As eleições para presidente no Brasil esse ano estão bem acirradas! Todavia, depois desse primeiro debate presidencial aprendemos uma grande lição de marketing de como ganhar da concorrência. Bora conferir.
Talvez você goste de ler também:
Pantanal e as estratégias de marketing!
Entenda a importância do Marketing Digital nas grandes empresas; confira
Quem venceu o debate?
No último domingo aconteceu o primeiro debate para o segundo turno da eleição presidencial no Brasil entre Lula e Bolsonaro. Conforme analises de especialistas, o confronto acabou empatado.
Porém, a grande vencedor da noite foi a Rede Bandeirantes (Band). A emissora aproveitou o interesse na disputa pela Presidência do Brasil e fechou a noite com 13,1 pontos de audiência, roubando o topo do pódio da Rede Globo.
Quais foram as estratégias de marketing utilizadas?
1. Apostar em Collabs
As colaborações servem para aumentar o alcance e atingir novos públicos, logo, a Band se uniu à TV Cultura, UOL e à Folha de São Paulo. Essa collab deu-se através dos mediadores de cada canal envolvido, ao passo que esses ampliaram seus pontos de contato com a audiência.
2. Gerar Antecipação
A Band abriu a transmissão do debate no domingo às 19h45, 15 minutos antes do início oficial do evento, com o objetivo de atrapalhar os blocos finais do concorrente “Domingão com Huck”, assim como os primeiros minutos do Fantástico.
3. Abrir outros canais
Para ampliar o alcance a Band transmitiu o debate pelo YouTube, batendo recorde de 2,2 milhões de visualizações no YouTube Brasil. Essa foi a maior live jornalística da história da plataforma.
4. Dar voz à comunidade
A Band criou a Sala Digital, em parceria com Google Trends para mostrar em tempo real o que as pessoas estavam buscando no Google durante o debate. De forma muito interativa e dinâmica, trouxe insights ao final analisando os interesses do público ao longo do evento.
Considerações Finais
Mesmo que você não seja líder de audiência no seu mercado de atuação ou nicho, o exemplo da Band evidencia que boas estratégias de marketing podem virar o jogo ao seu favor.
Então, o que você achou desse artigo sobre 4 lições de marketing no debate? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!