Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Álbum da Copa: marketing simples que deu certo!

0

De fato, se pararmos para pensar, pelo menos nas últimas duas décadas, o Brasil está passando por uma grande febre atrelada à copa do mundo. Essa febre social se chama: álbum de figurinhas da Copa do Mundo. Nesse sentido, é importante deixar claro que isso não acontece somente no território brasileiro.

- Publicidade -

Hoje, é possível afirmar que isso se trata de um fenômeno que ocorre em escala mundial. Na realidade, em uma parte significativa do mundo, esse produto passou a fazer parte do cotidiano e passou a movimentar um mercado milionário, um mercado intimamente ligado tanto aos jovens quanto aos adultos. Os álbuns de Copa do Mundo, portanto, possuem capacidade de produzir uma grande mobilização, tanto em grupos locais de trocas, nas praças, shoppings, com a mesma finalidade: conseguir completar o álbum e ir em busca de figurinhas raras.

Talvez você goste de ler também:

Copa do Mundo Qatar: concurso cultural Nubank! Veja!

Promoção Claro Copa do Mundo 2022!

LIÇOES DE MARKETING COM O ÀLBUM DA COPA DE 2022

- Publicidade -

Obviamente, esse grande sucesso está associado ao futebol, o esporte mais popular do mundo todo. Porém, não é só isso, existe uma série de fatores que agregaram ao álbum que é produzido pela mesma empresa desde a década de 70, a Panini, que fez dele um caso de sucesso de desenvolvimento de produtos. Quando pensamos em um álbum, a característica mais marcante dele é a ideia de um produto que possui uma proposta extremamente clara, apaixonante, que aperfeiçoou-se com o transcorrer dos anos.

O álbum é um produto desafiador, que desperta uma sensação de plenitude ao complementar essa determinada “missão”. Toda a movimentação gira em torno das trocas de figurinhas, buscas por peças raras e etc. Outro fator que atribui destaque ao álbum é o agregador “socializador” dele. Os álbuns são consumidos e manipulados de forma coletiva, nunca individual. As pessoas se reúnem para trocar figurinhas em diversos locais públicos.

Podemos dizer, portanto, que a estratégia de marketing do álbum da Copa do Mundo é extremamente simples, sem muita complexidade. No entanto, as premissas que fundamentam todo o sucesso deste produto estão na sua simplicidade, na maneira fácil de compreender, na interação com as pessoas, na proposta clara e objetiva.

Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no InstagramFacebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.