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PERSONA: ENTENDA A ESTRATÉGIA QUE VAI APROXIMAR SUA EMPRESA DAS PESSOAS

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Você já imaginou como é o seu cliente? Pensa no seu comportamento e nas razões pelas quais busca seu negócio? Essas questões fazem parte do desenvolvimento da Persona. Por isso, hoje vamos te ajudar a entender como utilizar deste estudo para aproximar sua empresa dos seus possíveis clientes.

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O que é Persona?

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No marketing, o termo Persona diz respeito á representação imaginada do cliente ideal para um determinado negócio. Sua importância vai além de um entendimento das buscas de compra das pessoas, visto que, para vender algo, você deve conseguir se comunicador com o interessado; e nada melhor do que compreender exatamente aquilo que seu público quer ler ou ouvir.

Persona x Público alvo

Para tirar o maior proveito da sua persona, devemos diferenciar este conceito de público-alvo. Deste modo, a primeira vai apontar detalhadamente características seu cliente, facilitando na sua comunicação e nas vendas.

Já o público-alvo trata de um conhecimento amplo do escopo de clientes, de forma mais abrangente. Por exemplo: São mulheres, entre 26 e 32 anos e compram ativamente pela internet roupas e acessórios.

Você sabe que o seu público-alvo tem alguns atributos, mas quais são as especificidades dele? Por isso, ter em mente a persona vai garantir que toda sua estratégia de alcance seja ainda mais certeira.

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Agora é sua vez de criar!

Uma base de clientes pode ser a fonte perfeita para começar suas investigações. Assim, mesmo que existam perfis diferentes de pessoas ou empresas que consumiram o que você vende, alguns deles tendem a exemplificar o seu cliente ideal.

Mas, não vamos necessariamente trabalhar com informações como gênero, idade ou região, mas sim, pelos seus hábitos de consumo e preferências pessoais. Esses são dados que vão além de uma pesquisa numérica. Por isso, Planejar algumas perguntas é o primeiro passo. Elas podem ser respondidas a partir dos dados coletados dos seus compradores, em enquetes virtuais, conversas ou mapeamentos. Aqui vão algumas dicas para um modelo básico:

  • Detalhe gênero, idade, nível de escolaridade e profissão;
  • Descubra o que essa pessoa faz no seu tempo livre;
  • Entenda que conteúdo referente aos produtos e serviços de seu negócio o (a) atraem;
  • Saiba o que motiva a procurar por esses produtos ou serviços;
  • Perceba de que forma seu negócio afeta a vida do cliente;
  • Questione sobre como essa pessoa conheceu sua empresa;
  • Fique por dentro de quem  influenciou tal cliente a procurar seus produtos ou serviços;

Com esses dados, é hora de imaginar quem é essa pessoa! Pense sobre sobre sua rotina, seus gostos pessoais, objetivos e hobbies. Crie um nome e até uma representação imagética. Assim, você tem alguém com quem pretende sempre falar; Dessa forma, todos seus movimentos de marketing devem agradar quem você criou. Agora, você pode utilizar essas informações de forma produtiva, fazendo com que suas ações e tomadas de decisão sejam direcionadas a este perfil.


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