Pantanal e as estratégias de marketing!
Na próxima sexta-feira, dia sete de outubro de 2022, chegará ao fim a novela da rede Globo de televisão, Pantanal. Nesse sentido, para aqueles que não sabem, é importante destacar, que essa novela que passou na rede de televisão nos últimos meses é uma releitura da atração homônima que fez sua primeira estreia no ano de 1990 na TV Manchete.
Desse modo, durante esses sete meses em que Pantanal esteve no ar para todos os brasileiros, a novela conseguiu somar uma quantidade significativa de recordes de audiência, conseguindo, também, angariar mais de 11 anunciantes que estiveram presentes na trama. Além disso, é importante destacar que, muito mais do que a nostalgia que foi trazida com a nova releitura, essa novela acabou tornando-se um hit nas redes sociais, marcando a volta do formato tradicional de gravação e exibição de novelas que marcou grande parte da existência até então, pelo menos no território nacional.
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AS LIÇÕES DE PANTANAL SOBRE MARKETING E COMUNIDADES
No entanto, é preciso deixar claro que não foi somente o contexto ou a força da trama da novela que fez com que a novela Pantanal alcançasse esse patamar de prestígio e desempenho em relação à opinião do público. No mês de março, em uma entrevista que foi concedida ao Meio & Mensagem, Leonora Bardini, diretora de marketing da TV Globo, fez a afirmação de que a novela Pantanal era o maior lançamento do ano da TV Globo, bem como a maior campanha direcionada a uma novela da 21h feita em toda a história da Globo como empresa.
Ainda em sua análise acerca da novela e como ela afetou o público, a diretora de marketing da TV Globo ainda enfatizou que o sucesso da novela é resultado de um grande investimento em marketing gerado a partir do entendimento de que o marketing estruturado para Pantanal possui como público alvo uma gama complexa de sujeitos.
Nesse sentido, Leonora Bardini enfatiza que o sucesso de Pantanal se deu pela concepção de que existia um desejo da própria emissora em agradar aqueles que já assistem às novelas da Globo e daqueles que não assistiam, atraindo aqueles que nunca tiveram contato, também. Para Leonora, a aposta funcionou. “Se tornou pop”.
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