Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Gustavo Cerbasi fala sobre planejamento financeiro!

0

No mundo moderno, a educação financeira acabou tornando-se uma peça fundamental para aqueles que querem assumir sua vida financeira e prosperar no mundo dos negócios ou somente em uma escala mais interpessoal. Nesse sentido, entende-se que a educação financeira (planejamento financeiro) não somente está atrelada somente a cursos que explicam como ter um planejamento financeiro, mas pelo contrário, uma vez que lições acerca desse universo encontram-se por todos os lados, basta um olhar profícuo acerca dessa questão.

- Publicidade -

Talvez você também goste de ler:

3 canais do YouTube sobre finanças que precisa conhecer

Empreendedorismo: 8 ideias de pequenos negócios lucrativos para você investir

VOCÊ JA FEZ O SEU PLANEJAMENTO FINANCEIRO?

Na internet, por exemplo, e nos meios de comunicação, muito encontra-se a educação financeira, diversos conteúdos, influenciadores e etc. que debatem essa questão. Até mesmo nas compras no supermercado ou nos postos de combustíveis podemos tirar algum ensinamento acerca da educação financeira. Incluíssem essa concepção vai totalmente de encontro com o educador financeiro Gustavo Cerbasi, autoridade quando o assunto são as finanças. “A grande questão é que a educação financeira é atrelada à necessidade de sobrevivência dos brasileiros, por isso a importância de entender a situação de cada um e do país”, aponta Cerbasi.

- Publicidade -

De acordo com Gustavo Cerbasi, todos os planos financeiros que tomamos devem ser baseados na construção dos sonhos que queremos alcançar. No entanto, para ele, a grande questão é que para que isso se torne efetivamente realidade, é preciso adotar um novo estilo de vida muito mais simples. Essa decisão, por sua vez, deve ser tomada de forma estável visando seu bem-estar tanto no médio quanto no longo prazo. “A princípio pode ser desconfortável, mas também pode ser a chave para uma vida próspera”, afirma.

Cinco passos para o planejamento financeiro

Dentro do pacote que fará sua vida melhorar através da educação financeira, sustentam-se alguns fatores, sendo estes: rotatividade, resiliência, estratégia, eficiência e a alocação. A rotatividade está na ideia de que tudo vale um dinheiro e não devemos nos apegar a objetos materiais. Se você não está utilizando algum, venda ou doe. A venda é a melhor opção para sua renda, obviamente. A resiliência está atrelada a ideia de resistir às intempéries e aguentar firme, não gastar as economias em momentos de desespero.

A estratégia, por sua vez, está intimamente ligada à ideia de que você precisa compreender o que pode suprir as suas demandas, optando sempre por produtos que te façam poupar o máximo de dinheiro possível. A eficiência, de acordo com Cerbasi, está na ideia de que, se você traçou um planejamento, ele deve ser seguido à risca, sem desvios, mesmo que você se encontre exausto alguns dias. Aliás, isso é completamente normal, ninguém está motivado 100% todos os dias e a alocação consiste no fato de que sempre é preciso pensar em possíveis imprevistos. Eles ocorrem com mais frequência do que conseguimos imaginar, de fato. Portanto, estar preparado para esses momentos é fundamental para suas economias.

Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no InstagramFacebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.