Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Meme e o marketing digital!

0

Não é novidade que os mesmos passaram a fazer parte da cultura popular, sendo utilizados no cotidiano de muitos sujeitos em distintas plataformas de mídia. Inclusive, aposto que você já deve ter compartilhado um meme nas últimas 24 horas, não é mesmo? De fato, você sabia que esse comportamento mimético na internet não é uma novidade? No início dos anos 2000, por exemplo, a informação já era propagada por outros meios, como o e-mail, fóruns e até mesmo grupos online.

- Publicidade -

Talvez você também goste de ler:

Você sabe como surgiram os memes?

4 dicas para identificar fake news no período eleitoral

Esse termo, inclusive, foi observado por um estudioso chamado de Richard Dawkins, que cunhou o termo no livro O Gene Egoísta (1976). De acordo com o autor, os memes influenciam diretamente no comportamento dos sujeitos, e popularizaram-se como um tipo de vírus a ser compartilhado de sujeito para sujeito por meio da repetição, imitação e compartilhamento. Como a tecnologia avançou e a através da popularização de plataformas, como o Instagram, o Facebook, o Twitter e até mesmo o TikTok, esse tipo de conteúdo acabou ganhando muito mais força e alcance. Levando a popularidade dos memes em consideração, pensar no fenômeno atuando diretamente em estratégias de marketing é uma decisão um tanto inteligente.

Por qual motivo as marcas utilizam os memes como estratégia de marketing?

- Publicidade -

Como foi dito anteriormente, os memes acabam tornando-se extremamente populares ao longo dos últimos anos. Além disso, os memes também possuem uma linguagem muito simples e acessível, sendo fácil de assimilação, o que acaba tornando-os mais democráticos que outras abordagens mais rebuscadas acerca de algo ou ideia.

Então, por meio desse tipo de conteúdo, é muito mais fácil alcançar um número grande de sujeitos e despertar o interesse de clientes em potencial. Nessa perspectiva, de acordo com um estudo In Meme We Trust, feito pela Gente em parceria com a Consumoteca, 85% dos brasileiros curtem memes na internet e 75% compartilham esse tipo de informação.

Em vista disso, é possível afirmar que os memes são uma ótima estratégia de marketing quando são utilizados de maneira correta pelas empresas. Exemplos de empresa que conseguiram alcançar lucros significativos utilizados meme nas suas publicações são:

Magazine Luiza

- Publicidade -

Netflix

Santander

Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no InstagramFacebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.