Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Você sabe o que é COOLHUNTING e para que serve?

0

O que é COOLHUNTING e para que serve? Coolhunting é uma pesquisa para prever tendências futuras e possíveis mudanças na maneira de consumo. Também pode ser chamado de ‘coolsearching’, ‘trendwatching’ ou ‘trendsetting’.

- Publicidade -

Ficou claro? Caalma, vamos explicar mais.

O que é coolhunting?

‘Cool’ é tudo aquilo que inspira, atrai e tem potencial de crescimento, conforme definiu o pesquisador holandês Carl Rohdeda da Universida de Fontys. ‘Hunt’ e inglês é caçar. Ou seja, é a caça ao cool, ao que inspira, a novidade e aquilo que pode se transformar em algo maior no futuro. Esse termo surgiu na década de 1990 quando o jornalista Malcolm Gladwell escreveu um artigo para a revista New Yorker intitulado “The Coolhunt”.

Conforme já falamos acima, o coolhunting é uma pesquisa onde prevemos tendências futuras e também percebemos possíveis mudanças na maneira como as pessoas consomem. Para isso, essa técnica de pesquisa capta o espírito do tempo (ou zeitgeist) se utilizando de ferramentas como pesquisa qualitativa, pesquisa de campo, observação participante, entrevista em profundidade, entre outros.

É importante entender que ela sempre é aplicada de maneira multidisciplinar, uma vez que seu intuito é entender o que está acontecendo, partindo de determinada região até o mundo todo. Ou seja, é uma pesquisa que abrange áreas do design, política, tecnologia, gastronomia, moda, música, espiritualidade e por aí vai.

- Publicidade -

O cool hunter, profissional que realizar essa pesquisa, está atento aos sinais de inovação em todas as áreas e é capaz de entender o que é ‘cool’, entender o que está por trás das mudanças, captar padrões e fazer relações de áreas distintas, como música e gastronomia, por exemplo.

via GIPHY

Primeiramente, esse tipo de pesquisa foi utilizado na moda. Os cool hunters do início do nosso século saiam pelas ruas com câmeras nas mãos captando estilos, usos e apropriações de objetos de moda. A princípio isso gerou uma banalização dessa prática, uma vez que as pessoas viam coisas novas, mas não conseguiam fazer relação entre os sinais e gerar insights. Há cerca de 10 anos, alguns teóricos e estudiosos trouxeram de volta essa prática, dessa vez com uma metodologia. Isso fez com que o coolhunting voltasse a ser relevante em pesquisas de tendências.

Para que serve o coolhunting?

- Publicidade -

O coolhunting serve para identificar tendências que podem gerar e apoiar as decisões de qualquer empresa. Por outro lado, nutre a empresa de informações, gerando insights. Resumindo, essa pesquisa serve para encontrar soluções criativas que possam apontar para uma mudança. Com base nas pistas adquiridas por meio dela, as empresas conseguem planejar e se manter relevantes no mercado.

Para entender melhor podemos analisar como determinadas áreas utilizam o coolhunting:

  • Marketing: pode utilizar a pesquisa para entender como se comunicar melhor com o seu público que está inserido em um determinado contexto de espaço e tempo.
  • Ramo Alimentício: entender quais são as prioridades das pessoas quando o assunto é alimentação (saúde, sustentabilidade, etc) para conduzir o lançamento de novos produtos que atendam as necessidades das pessoas.
  • Tecnologia: perceber quais necessidades não estão sendo atendidas, para então gerar um produto que solucione determinado problema.
  • Moda: muito além de apontar qual será o corte e a cor da próxima estação, nesse setor essa pesquisa entende o que as pessoas estão comunicando com o que estão usando e o que faz sentido para elas.

 

E aí, curtiu esse conteúdo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

É provável que você também goste: Copywriting: o poder das palavras

Fontes: Criável, Rock Content

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.