Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Entenda o que é o termo “algospeak”!

0

Hoje, já não é novidade para ninguém que a internet avançou de forma exponencial nos últimos 30 anos. Nesse sentido, a partir desse salto tecnológico, a tecnologia usou a permitir, bem como tornou-se um meio de comunicação rápido e instantâneo. Por essa lógica, acabaram surgindo diversas redes sociais que são conhecidas mundialmente hoje e utilizadas por diversos sujeitos no mundo todo. Com essa ruptura epistemológica, o modelo de comunicação alterou-se entre os sujeitos e passou a adquirir, também, uma nova caracterização, conhecida como: “algospeak”.

- Publicidade -

Talvez você também goste de ler:

3 dicas para se manter nas redes sociais sem pirar

8 tendências nas redes sociais para o segundo semestre de 2022

Mas afinal, o que é algospeak?

Hoje, é comum perceber dentro das redes sociais um apelo ao uso de palavras-chave, alguns emojis e até mesmo erros propositais de digitação. Esses erros, inclusive, são conhecidos dentro do universo da internet como “algospeak”, palavra que surgiu da fusão entre algoritmo e falar (speak em inglês). Nesse sentido, esse modelo de comunicação possui o objetivo de efetivamente burlar as Inteligências Artificiais (IAs) e evitar o controle da moderação de um determinado aplicativo quando alguém posta um conteúdo mais sensível ou até mesmo que possa violar as diretrizes de uma determinada plataforma, também.

- Publicidade -

Além disso, de acordo com a supervisora de dados de IA, Siobhan Hanna, da Telus International, uma companhia canadense que atua diretamente em gestão de serviços que são especializados em conteúdo humano e de IA para grandes plataformas, como o próprio TikTok, apontam que o uso do algospeak está cada vez mais se tornando comum. Inclusive, uma pesquisa realizada pela Telus feita com cerca de mil pessoas, apontou que mais da metade dos norte-americanos estão acompanhando a ascensão do algospeak.

De acordo com os dados que foram divulgados, cerca de um terço dos presentes em mídias sociais e sites de jogos relataram usar frases alternativas com emojis, números e caracteres para curar as ferramentas que inibem comentários racistas, sexuais e etc. O algo speak, portanto, geralmente é utilizado para burlar as regras que impedem o discurso de ódio, o assédio, bullying, exploração e etc.

Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no InstagramFacebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.