Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Empreender: participe do Prêmio Brasil Criativo

0

O Prêmio Brasil Criativo se prepara para mais uma edição. As inscrições estão abertas desde 14 de setembro e vão até dia 23 de outubro. O prêmio foi criado pelo psicólogo e especialista em criatividade Lucas Foster para reconhecer e premiar as mentes e projetos criativos do Brasil, que contribuem para o avanço da economia.

- Publicidade -

O evento teve sua primeira edição em 2014, quando o Ministério da Cultura lhe entregou a chancela de premiação oficial da Economia Criativa no Brasil. Ele acontece de dois em dois anos e abrange todos os pontos de interesse da economia criativa: Audiovisual e Literatura, Artes de Espetáculo e Expressões Culturais, Criações Culturais e Funcionais e Patrimônio.

Talvez você goste de ler:

Tik Tok supera Instagram em audiência! Confira!

Qual é a importância de dar feedback? Confira!

Participe do Prêmio Brasil Criativo

- Publicidade -

O conceito de economia criativa teve início pelo manifesto Criative Nation, pelo primeiro ministro da Austrália, Paul Keating, que pretendia movimentar a indústria cultural do país, como uma forma de gerar riquezas para a sociedade.

Mas a iniciativa ganhou mesmo notoriedade dois anos depois, quando a Inglaterra percebeu que a sua indústria musical tinha mais chances de crescimento do que a indústria automobilística, por exemplo e decidiu dedicar mais incentivo e atenção.

O Brasil só começou a dar atenção a economia criativa em 2012, um pouco tarde na visão de Fostes, quando o antigo ministério da Cultura criou o Plano Nacional para a Economia Criativa.

Segundo dados do IBGE de 2019, a economia criativa brasileira tem um aumento no PIB de 70% em dez anos, o que significa muito, pois são o surgimento de novos setores e possibilidades de empregos, contando que atualmente temos 10,1 milhões de desempregados no país.

Durante a pandemia esse setor ainda teve um crescimento de 11,7% e hoje o Brasil é considerado o terceiro país mais criativo do mundo, segundo pesquisa do Lions Creativity Report 2021 e é a sétima população mais empreendedora do mundo, segundo a Global Entrepreneurship Monitor.

- Publicidade -

Segundo Fostes: “Os setores relacionados com a transformação digital são justamente os ligados à economia criativa. Por isso, estimular este segmento é estratégico para o Brasil, com resultados em geração de emprego, de renda e de competitividade global”.

A premiação é realizada a cada dois anos e será celebrada como uma participação especial dentro do Festival Mundial da Criatividade, que será em Salvador, Bahia.

Após as inscrições, do dia 24 de outubro a 7 de novembro, será realizada uma pré-seleção dos inscritos, de 8 a 25 de novembro serão anunciados os finalistas e no dia 8 de dezembro será a grande premiação dos vencedores, já que serão premiados um em cada categoria.

Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no InstagramFacebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.