Cientificamente comprovados: 10 hábitos para melhorar sua disposição
Viver sempre cansado, acredite, não é normal. Sabe aqueles dias em que parece que você precisa se arrastar até para realizar as tarefas mais simples? Eles não deveriam ser corriqueiros . E nós podemos mudar isso, pois existem alguns hábitos que podem nos deixar mais saudáveis e mais dispostos. Confira aqui 10 hábitos para melhorar sua disposição que são cientificamente comprovados.
1 – Beba mais água
Alguns sinais de que você não está bebendo água suficiente: cansaço, dificuldade de concentração e mudanças de humor repentinas. Enfim, não é novidade que beber água é muito importante para nosso corpo, né?
2 – Não durma demais
Lembre-se dormir demais não é sinônimo de mais disposição. Muito pelo contrário, essa prática pode trazer resultados negativos como doenças cardiovasculares e hipertensão, por exemplo.
3 – Mas durma o suficiente
Por outro lado, dormir pouco também pode ser um problema. O sono impacta diretamente nossa saúde e qualidade de vida. E, além disso, nosso cérebro precisa dessas horas ‘desligado’ para restabelecer a energia do nosso corpo. Confira aqui um artigo sobre higiene do sono, que poderá te ajudar a dormir melhor.
4 – Pegue um solzinho logo de manhã
Antes de mais nada, ao acordar, abra as cortinas. E mesmo que não tenha sol, deixe a claridade entrar. Afinal, a claridade natural faz com que nosso cérebro iniba a produção de melatonina (o hormônio do sono). Ainda, ela faz com que nosso corpo libere serotonina, aquele neurotransmissor que melhora nosso humor.
5 – Confira se suas vitaminas estão em dia
Fazer um exame de sangue para checar se seu corpo tem a quantidade necessária de cada vitamina é muito importante. Muitas vezes o cansaço pode ser por falta de algumas vitaminas, como ferro e vitamina D, por exemplo.
6 – Troque os carboidratos
A alimentação é importantíssima quando falamos de bem-estar e disposição. Por isso, prefira comer os carboidratos complexos, que fornecerão energia e não deixarão seu organismo inflamado. São eles: batata doce, grão de bico, mandioca, e por aí vai.
7 – Beba menos álcool
Da mesma maneira que a alimentação, o álcool também está ligado a sua disposição. Estudos já comprovaram que o álcool altera a estrutura do nosso sono. Dessa forma, o corpo acaba por não descansar da forma necessária quando consumimos álcool. E se seu uso for diário, então o problema poderá se tornar crônico.
8 – Uma soneca durante o dia
Aquele soninho durante a tarde é muito benéfico para recuperar energia. Mas vale lembrar que, soneca é de 15 ou 20 minutos, no máximo. Se você dormir mais que isso acabará atrapalhando o seu sono da noite.
9 – Sim, você precisa parar de fumar
Dois fatos sobre cigarros: 1) a nicotina é estimulante, portanto, pode causar insônia; 2) o monóxido de carbono presente na fumaça do cigarro é capaz de bloquear as células de sangue que levam oxigênio aos músculos. O resultado disso é: cansaço.
10 – Faça algum exercício
O cansaço extremo é o primeiro sintoma do sedentarismo. Você não precisa fazer 2 horas de academia por dia. Mas 10 minutinhos de caminhada todos os dias podem ter um efeito muito positivo na sua disposição, acredite.
Fonte: Redação Vogue