Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Naming: o que é e como executar esse processo?

0

Quando conhecemos a marca de um produto ou uma empresa, sempre observamos o nome desse produto ou dessa empresa. Você concorda? Ou seja, o nome é fundamental para estabelecer padrões e clientes. Nesse sentido, um dos elemento da marca que mais fala com o público é o seu próprio nome. Desse modo, a criação desse nome é feita por meio de um processo chamado de “naming”. Em suma, saber como realizar esse processo é fundamental para poder construir o nome de marcas capazes de ficarem na cabeça do público.

- Publicidade -

Enfim, o business pauta a sua presença no inconsciente das pessoas. Mas o que realmente é o naming? De forma resumida, o naming é um processo que é utilizado para construir o nome de uma marca ou de um produto. Logo, é por esse nome que a marca ou produto serão lembrados. Entre outras palavras, podemos utilizar esse processo para criar o nome de uma empresa ou de um produto, por exemplo.

Talvez você goste de ler:

Entenda a relação entre Criatividade e Inteligência

Conheça ferramentas para organizar as suas ideias!

Como fazer um naming?

- Publicidade -

O naming, por exemplo, leva em consideração fatores como: nicho, público-alvo, persona, objetivo, valores e linguagem. Além disso, a importância do naming para a marca está pautada na ideia de construir uma personalidade, algo único. Porém, é preciso enfatizar que naming  não é sinônimo de identidade visual de uma marca ou de um produto. Muitas pessoas ainda confundem esses conceitos distintos. A identidade visual está ligada diretamente aos elementos que fazem a composição e a apresentação visual da marca, do produto, ou do serviço. Nesses casos, cabem: logo, paleta de cores, tipografia, patterns entre outros.

Nesse sentido, em uma sequência lógica que aborda esses dois conceitos, primeiro deve-se executar o naming. Em seguida, vem a construção da identidade visual da marca. Os conceitos se diferem, porém, complementam-se para a criação de uma marca ou um produto eficiente. Para poder fazer naming é preciso entender que esse processo é composto de diversas etapas, que podem variar conforme o profissional e a empresa que estão envolvidos no processo. No entanto, vale destacar que existem dois processos fundamentais, o briefing com o cliente e a pesquisa. O briefing ajudará a trazer clareza acerca do universo que tange a marca a ser criada, ajudando a entender o cliente. Já a pesquisa auxiliará a construir informações robustas acerca do processo, permitindo a construção de um nome único e memorável.

Então, o que você achou desse artigo sobre a importância da pós-graduação para sua carreira? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no InstagramFacebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.