Tipos de Comunicação Organizacional
A comunicação organizacional é um conjunto de meios que uma instituição utiliza para manter um diálogo com seu público, tanto interno quanto externo. Ela tem importância no desenvolvimento dessa instituição, agregando valor a corporação e contribuindo com sua colocação no mercado.
Ter uma comunicação organizacional efetiva contribui na colocação do mercado pois o cliente valoriza muito esse tipo de estratégia. Um estudo da SalesForce mostrou que 70% dos clientes acham importante uma comunicação constante da empresa para conseguir a fidelização.
Talvez você goste de ler:
MARCA: Confira o que deve conter em um Manual de Identidade Visual (MIV)
Conheça os 5 tipos de comunicação organizacional
Para ter sucesso nessa área, é importante implementar estratégias eficazes, e um bom caminho para isso é conhecendo os tipos de comunicação organizacional. Conheça então os cinco tipos de organização abaixo:
Comunicação Institucional
Está ligada a imagem e identidade da empresa, é o que leva os valores da instituição para o público externo. As atividades desse tipo de comunicação consistem em planejar ações, eventos ou campanhas para estreitar a comunicação com o público externo e consolidar sua imagem.
Comunicação Interna
Tem foco em transformar o ambiente de trabalho mais positivo, planejando interação entre a empresa e seus funcionários de forma que os objetivos trabalho possam ser alinhados. Esse tipo de comunicação contribui no engajamento dos colaboradores, melhorando assim os resultados.
Comunicação Mercadológica
Engloba as estratégias de vendas e contribui para a valorização da marca. Aqui podemos citar tudo que impulsiona a empresa no mercado trazendo mais visibilidade, como marketing, publicidade, eventos corporativos, propaganda, etc.
Endomarketing
Consiste em alinhar os objetivos da empresa com os objetivos dos funcionários, contribuindo para o engajamento interno e criando uma melhor relação. É muito importante que os funcionários estejam de acordo com os valores da empresa, pois acreditar no que se faz aumenta muito mais o desempenho e engajamento individual.
Comunicação Integrada
Esta é quem harmoniza todas as comunicações organizacionais, levando sinergia ao gerenciamento da empresa. Com ela pode-se criar diversas subáreas para que tudo se alinhe e se integre de forma organizada, fortalecendo a relação da empresa com os funcionários, os clientes e com o mercado.
Mas para tudo isso dar certo, é preciso ter um líder que acredita na estratégia, que preza pelo diálogo e não deixa tudo nas mãos do setor de comunicação. É preciso um engajamento coletivo para que se consiga atingir todos os públicos e elevar a empresa e seus valores, transparecendo para o público externo, que contribuirá para uma colocação da empresa no mercado.
Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!