Criatividade e inteligência: entenda se ambas estão ligadas
É sempre intrigante pensar do tamanho da capacidade do nosso cérebro quando falamos sobre criatividade. Ao longo dos anos a capacidade do ser humano de relacionar diferentes fatos para gerar uma ideia totalmente inovadora foi alvo de pesquisas e estudos. Ou seja, tudo para entender melhor como todo esse processo funciona.
Diante disso, entendeu-se que o funcionamento cerebral que leva às habilidades criativas acontecem graças a duas áreas do cérebro.
Ou seja, as chamadas de córtex frontal (área do cérebro responsável pelas memórias a curto prazo, planejamento e muitas outras funções) e o hipocampo (popularmente conhecido pelos estudos como parte do cérebro que armazena e recupera memórias).
Talvez você goste de ler:
6 dicas para evitar exaustão e manter as pessoas criativas no trabalho
Como as redes sociais estão reinventando a autoajuda e o bem-estar
Já em um estudo aprofundado, realizado em meados de 2018, foi descoberto que as áreas mencionadas anteriormente do cérebro foram completamente ativadas durante a criação e desenvolvimento de ideias criativas.
Desta forma, revelando ao mundo que a criação de projetos inovadores fluem por meio de lembranças de ideias originais.
Pode haver estímulos para a criatividade?
Outrossim, todas as ideias criativas que os seres humanos possuem, provém de sua capacidade de imaginar e também da habilidade de visualizar possibilidades que ainda não vieram a acontecer.
Da mesma forma, a imaginação do futuro passa a se ligar completamente com as lembranças do passado. E essa relação pode fornecer a capacidade imaginativa, logo, a criatividade.
Sendo assim, esse processo pode sim ser estimulado e com hábitos bem simples, confira alguns exemplos abaixo:
- Exercício físico: pesquisas já revelaram que durante a prática de exercícios alguns neurotransmissores importantes passam a ser liberados e ajudam no desenvolvimento criativo;
- Curiosidade: buscar conhecimento sobre novos campos pode trazer à tona sua curiosidade e por consequência a criatividade, já que ambas andam lado a lado.
- Desafios: é natural do cérebro humano desenvolver atividades complexas, elas acabam estimando a criatividade para conseguir encontrar uma metaproposta;
- Exercício cerebral: jogos que desafiam e exercitam o cérebro e ajudam a motiva-lo a desenvolver novas estratégias, e eles certamente são ótimos para auxiliar em seu processo criativo.
Criatividade e inteligência, há alguma ligação?
Mas sabemos a importância da criatividade no mundo em que vivemos e certamente precisamos exercitá-la. Outrossim, você pode se questionar se o fato de algumas pessoas serem mais criativas que outras tem alguma relação direta com a inteligência. Para responder a essa pergunta é necessário olharmos para alguns estudos.
De acordo com as pesquisas realizadas, aqueles que possuem um QI mais alto que os demais, possuem uma criatividade mais desenvolvida. Porém, sua inteligência não é o fator responsável. Mas, a resposta para esse questionamento é não. Não há nenhuma relação entre criatividade e inteligência.
Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!
[…] Criatividade e inteligência: entenda se ambas estão ligadas […]