Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Entenda a relação entre Criatividade e Inteligência

1

Ao longo dos anos vem sendo pesquisada a capacidade do ser humano de relacionar diferentes fatos para gerar uma ideia totalmente inovadora. Com isso, o objetivo é entender melhor como todo esse processo funciona.

- Publicidade -

Como resultado, entendeu-se que o funcionamento cerebral que leva às habilidades criativas acontecem graças a duas áreas do cérebro. São elas o córtex frontal (área do cérebro responsável pelas memórias a curto prazo, planejamento e muitas outras funções) e o hipocampo (popularmente conhecido pelos estudos como parte do cérebro que armazena e recupera memórias).

Talvez você goste de ler:

Fique por dentro das últimas novidades sobre CRIATIVIDADE!

CRIATIVIDADE & BEM-ESTAR no trabalho!

- Publicidade -

Além disso, um estudo mais aprofundado feito em meados de 2018, constatou que o córtex frontal e o hipocampo foram completamente ativadas durante a criação e desenvolvimento de ideias criativas. Dessa forma, fica claro que a criação de projetos inovadores fluem por meio de lembranças de ideias originais.

Podemos estimular a criatividade?

Em outras palavras, todas as ideias criativas que os seres humanos possuem vem da nossa capacidade de imaginar. Ou seja, da habilidade de visualizar possibilidades que ainda não aconteceram. Da mesma forma, a imaginação do futuro passa a se ligar com as lembranças do passado. Essa relação, por sua vez, pode fornecer a capacidade imaginativa, logo a criatividade.

Esse processo pode ser estimulado com hábitos bem simples. Confira alguns exemplos abaixo:
  • Exercício físico: Pesquisas já revelaram que durante a prática de exercícios alguns neurotransmissores importantes são liberados e ajudam no desenvolvimento criativo;
  • Curiosidade: Buscar conhecimento sobre novos campos pode trazer à tona sua curiosidade. Bem como a criatividade, já que ambas andam lado a lado.
  • Desafios: É bem comum o cérebro humano desenvolver atividades complexas. Elas acabam estimulando a criatividade para conseguir encontrar uma meta proposta;
  • Exercício cerebral: Jogos que desafiam e exercitam o cérebro além de atuarem no desenvolvimento de novas estratégias. Logo, são ótimos para auxiliar em seu processo criativo.
Criatividade e inteligência, há alguma ligação?

- Publicidade -

Bom, sabemos a importância da criatividade no mundo em que vivemos. Contudo, você pode se questionar se o fato de algumas pessoas serem mais criativas que outras tem relação direta com a inteligência. Para responder a essa pergunta é necessário olharmos alguns estudos.

De acordo com pesquisas realizadas, aqueles que possuem um QI mais alto, também possuem um melhor desenvolvimento de criatividade. No entanto, a inteligência não é o fator responsável pela criatividade. Assim, a resposta para esse questionamento é, não. Não há nenhuma relação entre criatividade e inteligência.

Eaí, gostou deste artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

1 Comentário
  1. […] Entenda a relação entre Criatividade e Inteligência […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.