Como as redes sociais estão reinventando a autoajuda e o bem-estar
Como as redes sociais estão reinventando a autoajuda
Conteúdos motivacionais, de autoajuda, com layout chamativo e centenas de milhares de compartilhamentos. Pois bem, acabamos de descrever o que é cada vez mais comum nas redes sociais. Já faz um tempo que o mercado digital tem visto um aumento significativo de estúdios e agências que fazem conteúdos independentes. Logo, esses conteúdos são sobre bem-estar e autocuidado, somados a um leve toque de ativismo e cultura pop também.
Talvez você goste de ler:
8 tendências nas redes sociais para o segundo semestre de 2022
Dicas preciosas e criativas para melhorar a rotina e o bem estar
Páginas motivacionais atraem público millenial e geração Z
Antes de mais nada, vale lembrar que toda essa movimentação vem sendo mais notada no Instagram. Afinal, lá é onde podemos ver vários posts com esse tipo de conteúdo. Contudo, podemos também destacar a estética e comunicação desses posts. Nesse sentido, ilustrações chamativas, colagens e mensagens que se alimentam de referências da área da psicologia, sociologia e empreendedorismo são bem comuns.
Desse modo, conseguimos ver muitas páginas ganhando engajamento para quem é do público millennial e a geração Z. Como resultado disso, grandes marcas têm notado essas páginas. Confira abaixo alguns perfis com essas características.
Antes de seguirmos, para quem não sabe, a geração Millennial é composta de pessoas que nasceram entre o ano de 1981 até aproximadamente 1995. Já para geração Z são os nascidos entre 1996 a 2010.
Ver essa foto no Instagram
Obvious Agency
Dentre os perfis que se destacam com esse conteúdo, podemos citar a Obvious Agency. A empresa nasceu em 2015 com o objetivo executar alguns projetos diretos para marcas.
Primeiramente, a página no Instagram tinha como objetivo ser somente o portfólio da empresa. No entanto, o conteúdo foi crescendo de forma orgânica até chegar a atingir a casa dos quase 500 mil seguidores. Atualmente, o principal conteúdo abordado na página trata sobre empoderamento feminino.
“Nós tínhamos como objetivo de mudar a forma de publicidade por meio de nossa linha editorial, onde queríamos produzir conteúdos que a narrativa fosse sobre a felicidade feminina, sendo uma forma também de nos posicionarmos no mercado de moda e beleza”, disse a publicitária e fundadora da Obvious Agency, Marcela Ceribelli.
Após perceber o sucesso da página, a agência começou a ter um posicionamento adicional em forma de revista digital. Temas sobre autoconhecimento, auto aceitação e a liberdade da mulher fazem parte das edições da revista. Ainda, todo conteúdo é produzido por um grupo de mulheres. Além da equipe fixa da companhia, que conta com influenciadoras, ilustradoras e também designers.
Por fim, a Obvious também aposta em podcasts e webséries originais da agência com o intuito de se diferenciar no mercado.
Ver essa foto no Instagram
Contente
Sob o mesmo ponto de vista, outras duas páginas cresceram muito trazendo conteúdos de bem estar foram a Contente.vc e Instamission. Ambas são da agência Contente e cada uma possui ao menos 60 mil seguidores. Logo, assuntos como equilíbrio entre profissão e vida pessoal e bem estar digital são apresentados em artes muito bem construídas.
Assim, as páginas presenciaram um crescimento muito grande durante a pandemia. Em suma, um aumento de cerca de 92% na audiência e 113% em interações.
Ver essa foto no Instagram
Instituto Free Free
Da mesma forma que a demais páginas, essa também fala sobre o universo feminino e bem-estar. Eles se identificam como uma plataforma de saúde emocional, liberdade financeira e autoestima para mulheres.
Além disso, o trabalho do Free Free acontece também offline. Por meio de eventos, workshops, entre outros. Contudo, eles trabalham para fortalecer a presença digital e trazer, cada vez mais, conteúdos acessíveis a todos. Nesse sentido, trazer o debate sobre padrões estéticos, empreendedorismo, maternidade, entre outros assunto do universo feminino é o que a página faz. Inclusive, faz muito bem, utilizando recursos de design e comunicação.
Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!
Fonte: Karina Balan Julio / Meio&Mensagem