Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

5 maneiras de manter o foco ao trabalhar em home office

0

Trabalhar em home office exige um certo nível de iniciativa e autodisciplina que nem sempre é fácil. Porém para evitarmos a disseminação do COVID-19 (Coronavírus), muitas empresas, escolas, universidades e autônomos estão trabalhando em casa. Mesmo sendo uma atividade conhecido para alguns, para muitos trata-se de uma nova experiência desafiadora. Confira cinco maneiras de manter o foco ao trabalhar em home office. Esses hábitos ajudam a aumentar sua produtividade e, ao mesmo tempo, melhorar sua qualidade de vida, já que atualmente estamos isolados no local que vivemos e trabalhamos.

 

- Publicidade -

1. Comece por você

É muito importante que você trabalhe com o que você ama, e também consiga uma renda estável. Com esse tempo de isolamento aprendi a criar outras perspectivas e possibilidades que a profissão pode proporcionar. E tudo isso vem de dentro, buscar o que realmente gostamos de fazer é a primeira etapa para sermos mais produtivos.

 

- Publicidade -

2. Seja regimentado

Sim, é extremamente tentador trabalhar onde quiser, quando quiser e o quanto quiser, mas isso simplesmente não é uma receita de organização e sucesso, especialmente quando se trata do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Portando, embora seja tentador passar o dia inteiro trabalhando na cama ou de pijama, evite fazer isso caso queira ser produtivo ao longo do dia. Recomendo você a levantar todas as manhãs e me preparar como se estivesse indo ao trabalho. Isso mentalmente ajudará a mudar seu estado de espírito e a desempenhar seu nível mais alto.

 

3. Mantenha uma perspectiva de prazo tangível

- Publicidade -

Ter pensamento a longo prazo fará toda a diferença quando se trata de ter sucesso com o trabalho home office. Cada projeto é único, mas trabalhe com a realidade para não se deparar com a frustração, preparar-se para o sucesso a longo prazo.

Ser você tiver uma agenda lotada e com prazos curtos, qualquer coisa é um caminho estressante que rapidamente levará ao esgotamento. Tenha uma perspectiva de prazo tangível, essa mentalidade fará toda a diferença.

 

4. Reivindique seu espaço de trabalho

Seu ambiente físico influencia não apenas no seu bem-estar, mas também influencia diretamente tanto o desempenho no trabalho quanto a produtividade.

Portanto, por mais tentador que possa parecer, resista ao desejo de trabalhar na cama o dia todo, esse habito não promove um estilo de vida ativo e motivado.

Você precisa conhecer como você mesmo funciona, assim como o local que você melhor lê um livro. Talvez você descubra que trabalha melhor com a janela aberta pegando um sol, perto da cozinha com bastante café, com a televisão ligada, escutando música, enfim, são inúmeras possibilidades que você pode testar e perceber qual ambiente você é mais produtivo.

Lembrete: Deixe tudo organizado! Você precisa de paz e um ambiente limpo e organizado é uma ótima dica para sentir-se bem.

home office

 

5. Faça intervalos

Faça uma pausa, saia do seu espaço de trabalho, faça uma caminhada, faça exercícios em casa ou medite. Pegue um pouco de ar fresco nos pulmões. É rejuvenescedor! Isso não apenas ajuda a aumentar a produtividade, dando tempo à sua mente para se recuperar, mas também ajuda a gerenciar o estresse e, assim, manter o seu bem-estar.

Pense nisso como um treinamento para o seu cérebro. Você trabalha por um tempo determinado e faz uma pausa de alguns minutos.

home office

Dica: 25 minutos de trabalho e faz uma pausa de cinco minutos como indica a técnica de Pomodoro. E a cada quatro pomodoros, faça uma pausa um pouco mais longa de 15 a 30 minutos.

Pode parecer perda de tempo, mas no final você perceberá que as pausas são fundamentais para você voltar com mais gás e produzir mais do que ficar horas na frente do computador sem saber como resolver os problemas.

 

Portanto, seja proativo e criativo, entenda como você funciona em home office e busque a melhor alternativa para um dia de trabalho produtivo. Quando chegar no final do dia, você vai perceber que tudo ocorreu de forma mais tranquila e organizada. Assim você terá uma noite de descanso mais equilibrada para o próximo dia de trabalho.

 

Gostou desse desse artigo sobre 5 maneiras de manter o foco ao trabalhar em home office? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade! Veja também esse artigo com sobre como definir o seu propósito.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.