Veja alguns serviços que você pode oferecer como Gerente de Mídia Social
Você trabalha como gerente de mídia social (marketing digital) ou deseja trabalhar na área? Saiba que é possível fazer muito mais do que gerenciar mídias mais comuns, como Instagram e Facebook, e se manter nos nichos nos quais você é especialista. Há muitas oportunidades a serem exploradas na internet como social mídia, e serviços que você pode oferecer aos seus clientes, trabalhando como freelancer.
Mas caso esteja começando, é importante ir expandindo aos poucos seus serviços. Primeiro comece com o que lhe deixa confortável, e depois busque por aperfeiçoamentos e comece a entender melhor outras redes que não são tão utilizadas nessa área, como Twitter e LinkedIn, por exemplo. Assim você pode oferecer serviços diferentes e se destacar no mercado.
Talvez você goste de ler:
MÍDIAS SOCIAIS MAIS UTILIZADAS PARA PESQUISAS DE PRODUTOS
Entenda o que é TRADE MARKETING e como inovar na área
O que são mídias sociais?
Antes de mais nada, as mídias sociais podem ser consideradas como toda e qualquer tecnologia, como sites e aplicativos que permitem conexão entre pessoas. Vulgarmente conhecidas como redes sociais, as mídias sociais mais populares no mundo são: Facebook, YouTube, Instagram, TikTok e WhatsApp.
Quais outros serviços você pode oferecer como gerente de mídias sociais:
Engajamento
Responder comentários nas mídias dos seus clientes é fundamental, pois isso ajuda no crescimento e na manutenção do público das redes sociais. Você pode utilizar o engajamento de entrada para responder os clientes que entrarem em contato, lembrando sempre de ser muito hábil para não gerar perda de interesse.
E também pode utilizar o engajamento de saída para converter novos seguidores, que não teriam encontrado seu cliente de outra forma.
Oferecer esse tipo mais completo de engajamento ajuda no crescimento do seu cliente, e consequentemente no seu.
Design Gráfico
Hoje em dia é difícil ter uma mídia social sem fazer uso de gráficos, e oferecer esse serviço pode ser um diferencial quando falamos de um pacote interessante.
Você não precisa ser expert no photoshop para criar esse tipo de conteúdo, pois hoje temos o Canva que é super fácil de ser utilizado.
Você pode adicionar esse serviço como opcional, e criar pacotes menores para que seus clientes vejam como precisam do seu trabalho para suas mídias.
Marketing de influenciadores
Nos últimos tempos os consumidores passaram a dar preferência a produtos indicados por influenciadores, e esse mercado tem movimentado bilhões em dinheiro ao redor do mundo.
Ajudar seu cliente a encontrar o influenciador ideal para aumentar seus resultados, formar acordos e monitorar estes resultados estão entre os serviços que você pode oferecer dentro de um pacote como este.
Redação
Se você é bom com a escrita, pode oferecer um pacote com artigos para blogs ou descrições de produtos para sites e até mídias. Pode ter certeza que esse tipo de serviço é muito requisitado, e você consegue aumentar sua renda com esse diferencial.
Anúncios de Facebook e Google
Como gerenciador de mídias sociais, é importante que você saiba como funciona os players de marketing pago em redes como Facebook e Google.
Oferecer ajuda no gerenciamento de anúncios pode lhe abrir muitas portas e fechar ainda mais pacotes com seus clientes. Mas lembre-se de cobrar um valor pelo seu serviço, sem incluir o orçamento que o cliente irá gastar com o anúncio.
Considerações Finais
Definitivamente trabalhar com marketing digital e ser gerente de mídia social, em síntese, oferece diversas oportunidades. Acima de tudo, vale lembrar que um profissional dessa área, deve estar constantemente se atualizando sobre ferramentas e dominar alguns talentos sobre tecnologia.
Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!