8 pontos para construir o briefing com seu cliente
A princípio sistematizar e organizar as informações de um cliente ou empresa não é uma tarefa simples. Escrever um briefing significa reuniões, talvez alguns e-mails, arquivos, apresentações e muitas versões. À primeira vista, resumir isso em uma página A3 bem como um sistema em nuvem pode ser um caminho saudável para organizar as ideias e realizar projetos mais assertivos.
A seguir mostraremos 8 pontos para você construir o briefing com o seu cliente de forma eficiente.
Para você criar algo para o seu cliente é necessário primeiramente o consenso dos principais decisores da empresa. Para isso torna-se necessária a sua habilidade de entrevistar e coletar informações com os seus clientes.
Você deve propor uma verdadeira imersão na empresa, se inspirando em metodologias de pesquisa qualitativas e quantitativas.
Os briefings são resultado de um processo colaborativo. Do mesmo modo, discutir atributos da marca, posicionamento da empresa são aspectos importantes para essa construção.
Escrever o briefing funciona frequentemente de mapa para a sua equipe de criação. E esse briefing deve ser aprovado junto ao cliente para que o resultado final apareça da melhor forma. Afinal, os melhores briefings são sucintos e estratégicos, aprovados pelos níveis mais altos de uma organização logo no início do processo.
Desde já, apresentamos um diagrama sucinto e estratégico para facilitar o seu trabalho:
ESQUEMA DE BRIEF DE MARCA
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Visão e Missão
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Principais produtos, serviços e experiências
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Principais concorrentes
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Vantagem competitiva
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Stakeholders
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Proposta de valor
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Mercado-alvo
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Atributos
Definitivamente vale lembrar que as grandes empresas criam briefings de posicionamento para os segmentos de mercado ou linhas de negócios. Logo, estudos de pesquisa também são resumidos em briefings. Escrever um briefing é um processo interativo, assim é importante você cuidar as versões e atualizações desses. Dessa forma, digitalmente você pode usar ferramentas como trello, asana, pipe drive, google planilhas ou qualquer outra solução que você pode compartilhar com seus clientes e equipe de trabalho.
Enfim, se você for materializar o briefing em uma folha A3 por exemplo, é importante registrar a data da realização desse, assim como datar possíveis alterações que venham a acontecer.
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