8 ferramentas para te ajudar no início do processo criativo
O início de um processo criativo é um tanto quanto bagunçado, concorda? Claro, temos alguns métodos que nos ajudam a gerar e organizar as ideias, como brainstorm e mapas mentais. No entanto, esses métodos são colaborativos, ou seja, é importante fazer ele junto com mais pessoas da sua equipe. Mas, tendo em vista o isolamento social em que estamos vivendo, reunir várias pessoas em uma sala de reunião com ar condicionado não parece uma ideia muito boa (aliás, é uma péssima ideia). Por isso, separamos aqui 8 ferramentas que vão te ajudar no início do processo criativo com sua equipe e a distância, para todos ficarem seguros.
8 ferramentas para te ajudar no início do processo criativo
-
Ferramentas para Brainstom
Nós precisamos jogar no ‘papel’ para ver o que temos de opções, organizar e então evoluir. Aqui algumas dicas para você fazer isso online de forma que mais pessoas tenham acesso para escrever.
1 – Google Docs
Bem parecido com o nosso tradicional Word, essa ferramenta salva o que é escrito automaticamente na nuvem. Tudo que você precisa para usá-la é ter uma conta gmail. E você pode enviar um link ou adicionar colaboradores ao seu documento. Prático, simples e direto, qualquer pessoa consegue se entender e editar as coisas ali.
2 – Miro
Agora, se você é da turma que curte post-it e sente falta daquele monte de ideias coladas na parede, você precisa conhecer o Miro. Pois a ideia dessa plataforma é justamente essa: imitar uma lousa branca, onde você cola post-its. Tudo virtual! Ou seja, é uma forma mais dinâmica, interativa e divertida para gerar ideias. Pode, inclusive, aguçar a criatividade dos participantes.
A única ressalva é que na versão gratuita não é possível criar quadros individuais, mas o número de participantes é ilimitado. 🙂
-
Ferramentas para Mapas Mentais
Essa etapa que organiza o brainstorm de uma forma visual é muito importante. Afinal, esse é o momento de relacionar as ideias, para então filtrá-las e começar a criar. Caso você queira aprender mais sobre como organizar um mapa mental, clica aqui e confira 5 dicas.
Agora, vamos às ferramentas:
3 – Coggle
Essa ferramenta parece uma grande rede neural, ou seja, fica bem próxima da aparência dos mapas mentais como conhecemos. Além de ser colaborativa em tempo real, você consegue criar vários tópicos e ligar eles.
Na versão gratuita você pode ter até 3 mapas privados e mapas públicos ilimitados. Ainda, você pode exportar o resultado dele em PDF.
4 – MindMeister
Assim como o Coggle, no MindMeister é possível colaborar com as pessoas em tempo real. Além disso, possui um visual bem agradável e que permite personalizações.
Sua versão gratuita permite a criação de até três mapas, mas não é possível exportar o arquivo. Ou seja, para apresentar o mapa você deve carregá-lo no site e apresentar acessando por lá mesmo.
5 – WiseMapping
Tal como os outros, essa também é uma ferramenta prática para criar mapas mentais. Porém, aqui temos um visual mais simples.
Por outro lado, é possível salvar os mapas criados em um servidor online ou local, podendo ser acessado de forma direta. Além disso, é uma boa opção para utilização em escolas e empresas. Afinal, ele é grátis para uso nesses locais, diferentemente das outras ferramentas que são grátis apenas para uso pessoal.
-
Ferramentas para Organização de Tarefas e Equipes
Após organizar o mapa mental é hora de separar o projeto em etapas e delegar o que cada um vai fazer, bem como os prazos para essas tarefas. Para isso, seguem dicas de ferramentas onde é possível organizar as tarefas e as equipes. Ideal para que todos saibam onde cada um está trabalhando e o prazo de entrega.
6 – Trello
Essa ferramenta já é bem famosa no mercado. Isso, claro, é um ponto positivo, uma vez que mais pessoas terão facilidade em utilizar o Trello. Além disso, ele é facilmente integrado em sistemas e possui um visual simples e bem organizado.
7 – Evernote
Já o Evernote, além de conseguir organizar tarefas e equipes, pode também servir como diário. Isso por que nele é possível capturar telas e momentos para acessar mais tarde. Além disso, ele funciona bem como um bloco de notas, para você anotar tudo que precisar, por exemplo. Ainda, é uma ferramenta bem flexível e fácil de trabalhar.
8 – Microsoft To Do
A Microsoft adquiriu o Wunderlist e implementou suas funcionalidades no To Do. Desse modo, aqui é possível criar lista de tarefas separadas por dias. Dentre outras várias funções que vão facilitar o seu dia a dia.
Acesse aqui um post com mais 3 dicas de ferramentas para organizar sua pauta.
Lembrando que, as ferramentas são só um meio
Por fim, vale lembrar que as ferramentas são só um meio para você organizar e realizar o processo criativo. Assim sendo, essas ferramentas aqui apresentadas podem ser usadas para outras tarefas além das citadas. E também em várias áreas de conhecimento.
Tudo que precisamos é deixar nossa criatividade solta e aprender a utilizá-las da melhor maneira.
Ah, e se quiser entender mais sobre alguns termos que utilizamos no mundo do design e da criação, clique aqui a confira 8 termos que utilizamos muito no nosso dia a dia. 😉
Fonte: Julian Nunes / Designerd
Foto destacada: Andrea Piacquadio no Pexels