7 tipos de logos. Qual é o certo para a sua empresa?
O logotipo é um símbolo do seu negócio, um ícone pelo qual sua empresa é reconhecida visualmente. O desenvolvimento desse elemento de identidade corporativa não é uma tarefa fácil. Mas sabemos por onde começar: escolhendo o tipo de logotipo. Em seguida vamos mostrar pra vocês 7 tipos de logos. Entre eles estão texto, gráfico e misto.
Logotipos de palavras e letras
1) Abreviações e monogramas
IBM, HP, VTB, MTS, NASA. O modelo de criação é claro, certo? Todos esses logotipos são abreviações de nomes longos de empresas. Uma marca registrada de 2 ou 3 palavras é muito mais difícil de lembrar do que apenas as iniciais. Logotipos e monogramas de letras são a melhor opção para empresas com nomes extensos.
As letras não devem apenas estar de acordo com o estilo da empresa, mas também devem ser legíveis.
2) Palavras-logotipos / Wordmark
Os logotipos verbais funcionam muito bem quando uma empresa tem um nome curto e claro. Por exemplo, o Google. Um nome memorável em combinação com uma fonte colorida torna tudo uma forte identidade de marca. No logotipo verbal se encontra a tipografia, que novamente desempenha um papel fundamental neles. Escolha ou crie fontes que transmitam a essência e o caráter do seu negócio.
Por exemplo, marcas de roupas da moda combinam com tipografia limpa e elegante. Mas é melhor para agências legais e jurídicas escolher fontes tradicionais. Eles criam uma sensação de confiabilidade e segurança.
Imagens e símbolos de logotipos
3) Símbolos ou ícones
Símbolo do logotipo (ícone, pictograma) é o design baseado elementos gráficos. Esta é uma imagem visual que aparece em sua memória quando você ouve ou pensa, por exemplo, na Apple, WhatsApp, Android, Twitter. Os logotipos dessas empresas são tão significativos, tão enraizados que automaticamente ao ver estes ícones você saberá qual empresa ele representa.
A visualização da marca criada exclusivamente no elemento gráfico é muito positiva. Você pode colocar uma idéia profunda no símbolo do logotipo e, com isso, evocar as emoções do público. Mas, em geral, não existem tantos exemplos. Portanto, se você não tem certeza do triunfo de uma ideia de negócio, é melhor primeiramente apostar no nome, não no símbolo.
4) Abstratos
Estes tipos de logotipos não são necessários padrões reconhecíveis e não se baseia em imagens conhecidas como a maça da Apple e o pássaro do Twitter, mas em formas geométricas abstratas. Os exemplos mais famosos são o círculo da Pepsi, o Google Chrome, a flor Adidas. Como todos os logotipos gráficos, os abstratos também focam a marca em uma única imagem. Mas somente eles permitem criar imagens verdadeiramente únicas para a apresentação visual da empresa. Usando um logotipo abstrato, você pode transmitir o que sua marca simboliza, sem depender de experiências culturais e históricas. Idéias e emoções podem ser estabelecidas com a ajuda da cor e forma .
Para criar logotipos abstratos, é importante combinar cores e formas para criar conceitos.
5) Logotipos de mascotes
Um mascote colorido, é uma ótima oportunidade para criar o rosto de uma marca, seu representante oficial e um personagem que se tornará a cara do seu negócio. Os mascotes são ótimos para empresas que trabalham com famílias e crianças pequenas. Eles permitem que você crie a atmosfera certa e o humor ao se comunicar com o público. Lembre-se de pelo menos do Coronel Sanders, fundador da KFC.
Uma das principais vantagens do mascote do logotipo é que ele pode estimular a interação com os clientes. Esta é uma ferramenta eficaz para o marketing. O único problema é que esse tipo de logotipo nem sempre é criado da forma correta ou harmônica, podendo trazer problemas na hora da aplicação da marca.
Logotipos combinados
6) Sinais de texto e gráficos
Texto combinado com elemento gráfico. Exemplos mundialmente famosos: Burger King e Lacoste. O logotipo em que o elemento gráfico trabalha em estreita colaboração com o nome da empresa.
7) Emblemas
Logotipo no qual a fonte está localizada dentro do símbolo ou ícone. Esses logotipos são criados com base em selos e emblemas. Em relação ao uso de emblemas, esses são mais adequados para escolas, organizações, agências governamentais, empresas de alimentos. Sim, muitos dos emblemas parecem desatualizados, mas existem exemplos de atualizações de design bem-sucedidos. O que é necessária são as atualizações de logos antigos, como por exemplo, o emblema atualizado do Starbucks que sempre são relevantes.
Porém, a desvantagem desse tipo de logotipos é o alto grau de detalhe. O design cheio dos sinais é pouco reproduzido nos produtos de impressão, e vira uma bagunça nas telas dos celulares.
Embora, é claro, tudo esteja ao alcance dos profissionais. É importante saber qual o segmente da empresa para que o logotipo fique bem aplicado em todos os materiais necessários. Lembre-se de sempre pesquisar por referências e nunca deixe de ousar e abusar das possibilidades.
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