Promover saúde e bem-estar no ambiente de trabalho aumenta muito a satisfação dos funcionários. Da mesma forma reflete na produtividade dos mesmos. Quanto mais valorizado e cuidado o funcionário se sente, mais disposto a fazer um bom trabalho ele estará. E isso ajuda a empresa a manter os talentos e ter o melhor de cada um.
Talvez você goste de ler:
Dicas preciosas e criativas para melhorar a rotina e o bem estar
Benefícios do bem-estar no trabalho
Antes de mais nada, é bom saber que uma boa estratégia de bem-estar no trabalho é boa para as duas partes: empresa e colaboradores. Claro, considerando sempre o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Desse modo ficará mais focada e com melhor rendimento. E isso traz diversos benefícios, como:
- Redução de estresse;
- Aumento de produtividade;
- Redução das faltas por saúde;
- Aumento do engajamento da equipe;
- Equipe mais resiliente;
- Maior retenção de equipe.
7 dicas para promover uma rotina de bem-estar no trabalho
Ainda assim, como as empresas podem promover o bem-estar dos colaboradores? Trouxemos aqui algumas dicas para facilitar a inserção disso na rotina diária:
1 – Mostre a importância da saúde mental
Tão importante quanto a saúde física é a saúde mental. Afinal, se ela não estiver legal pode diminuir a produtividade do funcionário. Bem como trazer diversas condições físicas, como ansiedade, doenças cardíacas, pressão alta, burnout.
Entre outras palavras, funcionários com uma saúde mental debilitada, dificilmente conseguirão dar o melhor no trabalho. Por isso é importante embarcar em um programa desse tipo.
2 – Bem-estar financeiro
Já uma vida financeira com problemas pode gerar estresse e impactar na qualidade de trabalho do funcionário. Por isso, você pode fornecer a eles informações de como gerir melhor suas finanças. Nesse sentido, fazer parcerias com serviços de economia para eles é uma boa opção. Ou ainda, auxiliar no pagamento de despesas em casos de home office pode auxiliar nesse bem-estar.
3 – Incentive um tempo longe do computador/mesa
Além disso, criar um ambiente legal para que os funcionários possam ficar um tempinho longe de suas mesas no período de trabalho, pode ajudar com que eles voltem mais focados e menos esgotados. Pode ser até aquela famosa pausa para o café. Com isso, eles farão um trabalho melhor, pode acreditar.
4 – Promova o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
O trabalho é responsável pela maior parte do dia do trabalhador o que pode gerar estresse ao tentar equilibrá-lo com a vida pessoal. Desse modo, incentivar uma harmonia entre os dois pode proteger o funcionário de um esgotamento emocional.
5 – Promova a amizade no ambiente de trabalho
Do mesmo modo, as amizades no local de trabalho podem conectar ainda mais os funcionários com a empresa. Além disso, podem aumentar o bem-estar e a importância que eles dão as jornadas diárias.
6 – Proporcione atividades que movimentam o corpo
Em trabalhos onde os funcionários passam o dia sentados em frente a um computador, os movimentos feitos são bem baixos. Desse modo o sedentarismo pode causar problemas de saúde, afetando o bem-estar. Por isso é interessante incentivar que eles façam exercícios, que podem até ser nas mesas mesmo, como alongamentos e exercícios de relaxamento. Nesse sentido, uma boa ideia é implementar um alerta sobre uma pequena caminhada a cada uma hora, por exemplo.
7 – Desenvolva sua equipe
Por último, para incentivar o crescimento do funcionário e da empresa você pode oferecer cursos a eles. Nesse sentido, você estará desenvolvendo as habilidades deles. Ao mesmo tempo, eles estarão aprendendo sobre seus valores, além de desenvolver mais o pessoal e profissional. Ou seja, são uma boa maneira de manter o bem-estar em alta.
Finalmente, promover um ambiente de trabalho saudável é bom para todos. Em primeiro lugar para seus colaboradores que serão mais felizes. E convenhamos, o mundo precisa de mais pessoas felizes. Consequente a isso, você terá pessoas mais engajadas na sua equipe. Acredite, quando uma pessoa gosta de estar onde está e de fazer o que faz, ela dá o melhor de si. E no fim, é isso que todo bom gestor quer: que seus colaboradores desenvolvam ao máximo seu potencial e apliquem isso no trabalho. Conclusão: não há motivos para não investir em uma rotina de bem-estar no trabalho.
Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!