7 argumentos que todo empreendedor deve saber
Se você é empreendedor, seja um microempreendedor – MEI ou mesmo empresário liberal e vive de projetos e jobs, você já deve ter sofrido de um mal que aflige todos profissionais que atuam em mercados amplamente competitivos: a famosa pechincha. Veja a seguir 7 argumentos que todo empreendedor deve saber e evitar que desvalorizem o seu trabalho na hora de contratar você.
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Toda vez que alguém vier desvalorizar o valor financeiro do seu trabalho, lembre-se dessa frase acima. Mas fica um alerta! Primeiramente repita por diversas vezes para você entender o poder desse verdadeira mantra e a seguir, comece a praticar junto aos seus amigos, colegas, clientes e prospects. Por anos o Grupo Zaffari da região Sul do Brasil utilizou o conceito criado pela agência matriz, que dizia: “economizar é comprar bem”. E não é que isso faz muito sentido?.
1) Valorize-se e acredite no seu trabalho
Em primeiro lugar acreditamos que todo profissional que se preza, deve aprender a valorizar-se o seu trabalho e esforço. Claro que existe o mercado e os concorrentes, ainda mais no setor de serviços, mas segura firme nesse mantra que as coisas vão dar certo para você, tenha fé! Quem está começando tende a ceder mais em relação a quem já está mais maduro. Lembre-se que você investiu seu tempo (e muitas vezes dinheiro em ferramentas e educação) para aprender a ser um profissional.
2) O sobrinho cobra mais barato?
Clássico argumento para você baixar o seu preço e submeter-se ao que o cliente quer pagar. Sim infelizmente somos todos prostitutos e prostitutas por que precisamos pagar nossas contas, mas poxa, de repente esse sobrinho pode te ajudar a valorizar o seu negócio. Sim, você pode usar alguns ditados populares e de certa forma até agourar o cliente dizendo:“O barato sai caro”.
3) Coloque a pulga atrás da orelha!
Quem nunca pagou baratinho e teve uma experiência ruim? sabe aquela “pulga atrás da orelha”? Você pode ter acabado de implantar na mente do seu cliente. Em anos de experiência de mercado e principalmente de negociação, é importante nos colocarmos no lugar do outro, mas também despertarmos os famosos gatilhos mentais.
4) Nossa achei caro! não tem algo mais em conta?
Evidente que sim! nessa hora talvez você até se irrite mas é sempre bom manter a emoção em equilíbrio com a razão. A vontade que dá é de dizer: “Você mesmo pode fazer isso sem nenhum custo”.
Experimente colocar o seu cliente na fogueira, fazendo ele perder tempo aprendendo novas ferramentas e técnicas que talvez não sejam da sua área ou conhecimento. Se bem que as novas gerações aprendem bem rápido as coisas.
5) Não quer investir muito?
Parafraseando um argumento que o Erico Rocha, aquele cara do Fórmula de Lançamento diz: “Você acha caro investir em educação? Tente passar 1 ou mais anos na ignorância para ver se você não vai se arrepender”. Sim essa é dura de se dizer mas quebra muitas objetos aos mais corajosos que se capacitam a ter um diálogo com seus clientes. Talvez uma solução menos agressiva seja algo como perguntar na lata quanto o cliente tem de verba ou quanto estaria disposto a pagar pelo trabalho. Você pode adequar o valor que ele pretende pagar com as coisas que você pode entregar, saída justo.
6) Cultive relações comerciais saudáveis
Nem sempre o cliente tem razão viu (isso já vem caindo por terra a tempos). Em uma relação comercial ambas as partes devem estar dispostas a darem o seu melhor. Pense duas vezes antes de assinar longos contratos ou mesmo nas suas obrigações e a do contratante. Infelizmente nem todas empresas possuem experiências positivas com profissionais liberais e maturidade para contratar. O mercado muitas vezes é viciado ao ponto de quem paga tem domínio sobre quem vai prestar o serviço.
7) Pense com a cabeça do cliente
Se colocar no lugar do outro é fundamental, logo pense no negócio do seu cliente e nos valores reais que fazem parte do dia-a-dia dele. E use
a lógica racional para expor a sua proposta comercial, ou seja, exemplo:
“olha o que eu estou te cobrando equivale a 3 salários mínimos e eu vou ser praticamente um setor inteiro terceirizado da sua empresa, no caso 2 profissionais ou mais vão cuidar das demandas e atendimento ao cliente”.
Exercite o valor fazendo ele calcular as coisas e esteja preparado para renegociações, claro.
Conclusão
Portanto, resumindo esse artigo reflita e exercite bastante os 7 argumentos que todo empreendedor deve saber para que você possa obter cada vez mais êxito nos seus projetos. Lembre-se sempre dessas frases impactantes e dicas de quem vive isso nas trincheiras todo santo dia.
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