6 motivos para aplicar a gestão de marcas em uma empresa
Antes de mais nada, se você trabalha com marcas, seja sendo um diretor no setor de marketing de uma empresa ou mesmo em uma empresa de comunicação e design, você tem que conhecer os 6 motivos para começar o processo de gestão de marcas. Dessa forma, confira a seguir as 6 principais oportunidades para trabalhar o branding na sua empresa ou mesmo nos seus clientes.
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“A gestão de marcas é uma mistura dinâmica de antropologia, imaginação, experiências sensoriais e uma abordagem visionária à mudança.” Gobé
6 motivos para começar o processo de gestão de marcas
1) Nova empresa ou produto
Em primeiro lugar, se o seu cliente ou empresa precisam de um: MIV e materiais de expediente; elaborar um processo de naming de um novo produto ou serviço; criar uma identidade para campanha; ou mesmo levantar capital de risco sem nenhum cliente.
2) Troca de nome
Se o cliente ou os seus colegas dizem que nome não representa mais a principal atividade da empresa já é um sinal de que o processo de gestão de marcas deve acontecer.
Se um concorrente possui um nome muito parecido ou existe conotação negativa no nome no mercado acenda um sinal de alerta. Contudo se os clientes não conseguem falar direito o nome da empresa já é um sinal para ocorrer algum trabalho de marca.
Da mesma forma, se a empresa realiza uma fusão com outro grupo, esses são os principais motivos para se repensar o nome.
3) Revitalização de uma marca
Sob o mesmo ponto de vista se existe a necessidade de reposicionar a marca e sua atuação como por exemplo: empresa mudou de ramo e tem a necessidade de comunicar melhor o que a empresa faz a partir de agora.
Assim como se ninguém sabe quem somos e a empresa está desvalorizada faz-se necessária uma intervenção de branding, uma vez que precisamos tornar o negócio mais atraente ao mercado.
4) Revitalização de uma identidade de marca
Igualmente para uma revitalização de identidade de marca acontecer os sintomas e questionamentos básicos são:
a) se a nossa aparência não condiz com o que somos;
b) nossa identidade é percebida na web?;
c) nossa identidade não nos destaca em relação a concorrência;
d) atuamos em diversas divisões mas as pessoas não percebem isso!;
e) fico constrangido com o meu cartão de visitas;
f) nosso símbolo é reconhecido em todo o mundo, mas precisamos atualizá-lo;
g) as pessoas não conseguem ler nosso logotipo.
5) Criação de um sistema integrado
À primeira vista se a nossa aparência não é coerente perante nossos consumidores ou falta-nos coerência visual,
precisamos de uma nova arquitetura da marca para combinar com as novas aquisições.
Do mesmo modo se as nossas embalagens não se destacam e estamos perdendo vendas com isso deve-se repensar o material de
divulgação.
Além disso, precisamos parecer poderosos e comunicar que somos a melhor empresa do ramo. Contudo, se cada departamento age independentemente falta algo que conecte todos.
6) Quando ocorrem fusões de empresas
Às vezes precisamos comunicar a todos os envolvidos sobre a fusão, uma vez que queremos aproveitar o valor de marca das empresas que estão envolvidas.
Nesse sentido, conforme anteriormente afirmado, precisamos comunicar ao mundo que somos a maior empresa do ramo. Seja como for, precisamos como estrategistas das marcas avaliar um novo nome e a arquitetura de identidade da marca.
Conclusão:
Esses 6 pontos devem ser analisados cuidadosamente por todos profissionais que trabalham com marcas uma vez que dependendo do momento da empresa mudanças torna-se oportunidades necessárias para dar sentido ao negócio.