6 dicas para otimizar um banheiro estreito
Banheiros pequenos são um problema real em muitos apartamentos. E no momento da mudança ou da reforma é que a pergunta fica na cabeça por dias: como fazer um banheiro longo e estreito ao mesmo tempo confortável, elegante e funcional? E algumas pessoas começam a desistir e pensam que é impossível montar este verdadeiro quebra-cabeças. Mas não é assim! O tamanho do espaço e as paredes estreitas não podem limitar sua imaginação.
A tarefa, obviamente, não é fácil. Mas para começar, você só precisa visualizar o layout do banheiro. Não imagine os móveis, cores e acabamentos com o atual banheiro. Apenas entenda o tamanho do banheiro e imagine do zero como você gostaria que fossem as instalações, a iluminação, a paleta de cores e os materiais de acabamento e tente usar algumas dicas de design de interiores que ajudarão a expandir visualmente o espaço pequeno e estreito.
Já ficou empolgado? Ótimo! Então segue essas 6 dicas para otimizar um banheiro estreito!
1# Referências
Antes de sair correndo para comprar mil acabamentos e colocar a mão na massa, procure por referências. Existem muitas formas de procurar referências de acabamento, pinturas e layout que você pode usar como inspiração. Procure no Pinterest, Instagram, Behance ou no próprio Google.
Esta primeira dica já vai abrir sua mente sobre as possibilidades que seu banheiro pode ter.
2# Layout
Vamos começar pelo básico. Otimize o espaço deixando a pia, armário e vaso sanitário em um único lado do banheiro. No lado oposto da entrada você poderá colocar o chuveiro. Essa técnica facilitará a movimentação dentro do cômodo.
Projeto Érica Salgueiro / Foto Renato Navarro
Portanto, se você prefere um ambiente mais aberto, é possível separar o chuveiro do restante do banheiro com apenas uma divisória de vidro. Esse arranjo permitirá que você utilize totalmente toda a área útil do banheiro.
3# Materiais de acabamento
Para paredes e pisos, tente combinar o material com o mesmo padrão ou cor. Desde a ausência de um limite visual claro, você pode tornar o banheiro mais volumoso.
Projeto Jake e Jia Ling / Foto Jake e Jia Ling
Também seria interessante usar linhas horizontais ou dividir a pintura da parede em duas cores. Isso alongará o seu banheiro.
4# Paleta de cores
A cor de um cômodo pequeno é melhor executada em tons claros, como branco, cinza, bege ou azul, mas para não ficar tudo tão monótono e sem vida, você pode equilibrar contrastando alguma parede ou acabamento com tons mais escuros. Sigam o Matheus no Instagram, ele posta muitas dicas legais para você mesmo(a) reformar sua casa inteira.
Projeto Matheus Ilt / Foto Matheus Ilt
Parece não ser nada de especial, mas esse truque ajudará a transformar o banheiro em um espaço mais proporcional.
5# Iluminação
A falta de luz torna o banheiro ainda mais claustrofóbico e desconfortável, portanto, não economize com luminárias ou lâmpadas. Enfim, é interessante você não focar as ideias de iluminação apenas no teto, iluminações nas paredes além de serem lindas e decorativas, dão maior amplitude ao ambiente. Outra dica é embutir fonte de luz ao espelho, além de ser decorativa também é super funcional.
Projeto Raca Architekci / Foto Fotomohito.
Com a iluminação bem aplicada, devido ao reflexo, o banheiro parece maior e mais volumoso do que realmente é.
6# Móveis
Para um banheiro pequeno, tente encontrar móveis compactos e do tamanho necessário. Também evite portas giratórias. Por exemplo, prateleiras de canto ou prateleiras abertas sempre são mais apropriadas para não comprometer a circulação dentro do cômodo.
Projeto Prostyuklad
Você pode e deve brincar com a altura dos móveis. Ou seja, use-os até o teto.
Gostou dessas 6 dicas para otimizar um banheiro estreito?
Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!
Confira também este ousado apartamento em Nova Iorque.