5 termos que ganharam destaque na pandemia
Muitas coisas mudaram desde o início da pandemia em 2020. Uma mudança notável, com certeza é na nossa linguagem. Palavras como vírus, máscara, comorbidade e quarentena nunca tinha sido pronunciadas tantas vezes em tão pouco tempo. Mas para além disso, queremos falar aqui sobre os 5 termos que ganharam destaque na pandemia. Você já ouviu ou costuma falar algum deles?
1 – Languishing
O sociólogo Corey Keyes trouxe esse termo para designar um sentimento bem comum na quarentena: o vazio que sentimos entre o bem-estar e a depressão. Ou seja, é quando são estamos bem, mas também não damos sinal de tristeza. Claro que isso acaba por atrapalhar as tarefas do dia a dia, além de diminuir o foco.
2 – Ortorexia psicológica
Esse termo designa o ato de buscar harmonia e equilíbrio o tempo todo, como forma de autodesenvolvimento. Até aí tudo certo. Porém, a busca incessante por esse aperfeiçoamento faz com que a gente se cobre cada vez mais. Outro ponto negativo é que podemos, cada vez mais, colocar metas inalcançáveis.
Quem cunhou esse termo foi a psicoterapeuta Seerut Chawla.
3 – F.O.D.A
Essa sigla é utilizada para falar do medo de se relacionar. Esse medo se tornou normal em épocas de isolamento. Seja medo de contaminar alguém com quem você terá um encontro ou de ser contaminado. Ainda, há o medo de não saber como se portar quanto as medidas de proteção.
A sigla quer dizer: Fear of Dating Again.
4 – F.O.G.O
F.O.G.O é a sigla para Fear of Going Out, ou seja medo de sair de casa. Esse medo ocorre quando o ambiente externo apresenta algum perigo. E atualmente, temos o constante medo de nos infectar com o coronavírus.
5 – J.O.MO
E, para finalizar, vamos de sentimento bom. O Joy os Missing Out, é aquele sentimento de bem-estar sobre não estar a par de todos os acontecimentos. Ou seja, é a libertação da cobrança de que precisamos sempre buscar e absorver mais informações.
Para além do termo, o sentimento
Enfim, talvez você não tenha se deparado ainda com essas siglas e termos, mas pode ter encontrado algum desses sentimentos. Para além disso, acredito que precisamos normalizar o fato de ficarmos mal às vezes. Afinal, com tudo que está acontecendo no mundo seria um absurdo exigir de nós mesmos estar sempre bem.
Então, e você? Como está se sentindo nesses tempos de quarentena?
Fonte: @presspassrocks