As profissões do futuro são aquelas com grandes expectativas de valorização e crescimento para as décadas adiante. Tudo está sempre em processo de transição, devido a isso, devemos estar sempre preparados para mudanças, ainda mais no mercado de trabalho, onde a tecnologia é grande responsável por certas transições. Assim, o bom é sempre olhar para a frente, e não se limitar apenas em ocupações do momento.
Talvez você goste de ler:
7 dicas para promover uma rotina de bem-estar no trabalho
5 profissões que estarão em alta no futuro
Caso você esteja em busca de alguma carreira em uma área promissora, porém, não faz ideia de qual delas se estabelecer, nos trouxemos até você uma lista com algumas das profissões do futuro, as quais terão grande utilidade.
Confira as 5 profissões do futuro:
1. Detetive de dados
A profissão pertence ao ramo de TI (Tecnologia de Informação). Assim, sua função, como o próprio nome já nos diz, é ir à busca de dados gerados ao redor do mundo. O seu principal meio de trabalho é o Big Data, isto é, todo o volume de dados, sejam eles estruturados ou não, produzidos ao redor do mundo.
2. Facilitador de TI
O Facilitador de TI faz uso das tecnologias e tendências digitais, a fim de construir plataformas que forneçam mais controle aos usuários. Portanto, para entrar neste ramo, é necessário possuir uma formação técnica relacionada a TI e competências de liderança.
3. Oficial de ética de sourcing
A função do Oficial de ética de sourcing é acompanhar e garantir que todos os contratos sigam as regras e sistemas éticos da organização. Diante disso, para que o indivíduo atue na área ele necessitará de conhecimento sobre negócios e leis, além disso, deverá estar acostumado com questões éticas em locais corporativos.
4. Gestor de desenvolvimento de negócios de inteligência artificial
Outra profissão que promete estar em destaque no futuro é o Gestor de desenvolvimento de negócios de inteligência artificial. Sua função diz respeito ao fechamento de vendas e projetos de IA. Assim, para atuar nesta área, o indivíduo deverá ter experiência em vendas, conhecimento aprofundado sobre inteligência artificial, machine learning e cloud computing.
5. Mestre de edge computing
Considerada uma das grandes tendências tecnológicas, a computação em nuvem nos trouxe uma nova carreira. Mestre de edge computing tem como função atuar na área de rede de computação em nuvem, a fim de proteger o ambiente. Para atuar neste ramo, será necessário possuir formação acadêmica no ramo, incluindo grandes conhecimentos de segurança da informação e outros pontos dentro da TI.
Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!