5 dicas para você escrever um bom texto!
Quer construir textos mais organizados e chamar mais atenção dos usuários que os leem? Pois bem, isso é essencial, principalmente nas redes sociais, onde a legenda faz parte do post e você tem uma média de 3 segundos da atenção do receptor. Mas, quantas das pessoas que são impactadas realmente leem? Como realmente chamar a atenção delas? Separamos 5 dicas para você escrever um bom texto.
No meio disso, cuide para não ser engolido com as mil telas que abrirás para escrever buscar referências e criar uma conteúdo de qualidade.
#DICA 1 – Não enrole!
Você pode até fazer um textão, no entanto, tenha em mente que as primeiras frases serão as responsáveis por fazer as pessoas ficarem – ou não – no seu texto. Desta forma, utilize esse momento em que você reteve a atenção do público, para falar algo que gere conexão com ele e faça com que ele queira ler e ficar na sua página.
#DICA 2 – Organize as informações
Escrever sem saber qual é o objetivo, a mensagem do que está produzindo é um grande erro na hora da escrita. De fato, muitas vezes temos grandes ideias, entretanto, a maioria delas precisa ser polida e organizadas antes de ser exposta, afinal, compreender o pensamento não é nada fácil.
Mais importante do que isso, antes de começar a escrever, faça uma lista com os tópicos que não podem faltar, desenvolva a ideia central e se joga.
#DICA 3 – Identifique o seu público
As pessoas com quem você vai conversar conhecem termos técnicos ou não? Quais são as suas preferências? Entender seu público é essencial para que possa criar conteúdos assertivos, ou seja, que engajem. Afinal, quando estamos escrevendo com um público que conhecemos, temos mais domínio das palavras, gírias e memes.
#DICA 4 – Use chamadas para ação
Mas o que são chamadas para ação? As famosas CTAs (call to action) ou chamada para ação é utilizada para pedir para o consumidor realizar alguma ação. Quando falamos isso, nos referimos a “compartilhe”, “salve para depois”, “arrasta pra cima e confere”, entre muitas outras.
No entanto, utilize-as com sabedoria, em momentos estratégicos e não saia distribuindo chamadas de ação sem sentido.
#DICA 5 – por fim, mas muito importante, entenda qual é o seu estilo de escrita
Ser autêntico, entender seu estilo de escrita e, se necessário, adaptar para que esteja de acordo com os seus leitores é essencial para que você tenha mais facilidade de escrever e claro, seu público se identifique com o que está sendo dito.
Talvez você se interesse por Copywriting: o poder das palavras