5 dicas para organizar um mapa mental
Você sabe o que é mapa mental? Já ouviu falar? Bom, em todos os casos a gente explica: de forma simplificada, mapa mental é uma ferramenta utilizada para organizar ideias e informações. No entanto, muitas vezes é um pouco difícil começar um. Pensando nisso separamos essas 5 dicas para você organizar um mapa mental.
O que é mapa mental?
Mapa mental é uma técnica de estudo criada pelo escritor Tony Buzan no final da década de 1960. Como o próprio nome diz, se trata de um mapa de ideias. Funciona como um diagrama e é ótimo para organizar informações por meio de associações.
Organizando ele com palavras chaves (sim, exatamente como nossa mente trabalha) e de uma maneira visual que contenha elementos como setas, desenhos e cores ele funciona como um ‘guia de pensamento’. Ou seja, ele facilita a nossa vida já que tem o poder de simplificar aquele emaranhado de ideias e informações que surgem na nossa mente as vezes. Além disso, se torna fácil e prático de consultar algo quando você esquecer de alguma informação.
Você pode usar um mapa mental para fazer resumo de livros, estruturar estudos, organizar ideias que surgiram depois de uma palestra, filme, conversa…e por aí vai. Suas aplicações são muitas e ele pode te ajudar a fazer as associações necessárias para um bom raciocínio.
5 dicas para organizar um mapa mental
DICA 1 : Se organize!
O ideal é que seu mapa mental seja claro o suficiente para te ajudar nos momentos que você precisar. Claro que a própria ação de montar ele já é uma organização mental. Mas você precisa ter em mente algumas coisas antes de começar:
Prefere fazer no papel ou online?
Existem muitas ferramentas online bem práticas para fazer mapa mental (deixamos no final do artigo os links 😉 ) , mas se você prefere fazer o seu no papel ou em algum software específico para criação, seguem algumas dicas:
- Que cores vou usar? Cada cor simboliza e comunica algo;
- Que formatos utilizar? Os formatos vão associar conteúdos, então, você pode utilizar círculos quando fala sobre algo artesanal, por exemplo e retângulos quando falar sobre algo industrial;
- Como deixar meu mapa mental mais atraente e prático? Utilize setas, balõezinhos e símbolos. Por exemplo, vai fazer um mapa mental sobre o Brasil, coloque a bandeira ao lado do nome. Todo recurso é importante. 🙂
DICA 2 : Defina o tema central
O tema central pode ser uma palavra ou expressão que englobem tudo que você colocará no seu mapa mental. É o ponto central de onde partem as ramificações. Se você for fazer um mapa mental com ideias que você teve a partir de um filme, por exemplo, o tema central pode ser o nome do filme ou uma expressão marcante do mesmo.
Tente utilizar uma palavra ou uma expressão e não frases longas, senão o seu mapa mental não terá nenhuma vantagem sobre simples resumo de um livro, por exemplo.
DICA 3 : Busque mais informações
Pesquisa sobre o assunto que você está escrevendo e faça as anotações no mapa (sempre utilizando palavras chaves ou expressões. Lembre-se: sentenças curtas!).
Conforme você for encontrando informações que são relevantes ou que traduzem as suas ideias, puxe uma seta e vá inserindo-as no seu mapa.
DICA 4 : Tenha prioridades
Lembre-se que o mapa mental é algo conciso e que se tudo é importante, então nada é importante. Ou seja, coloque no seu mapa apenas as informações realmente significativas, ou que sejam interessantes dentro da linearidade do seu mapa.
DICA 5 : Não tenha medo de errar. E refazer :/
Isso mesmo, não tenha medo de errar. Se você chegou ao final e percebeu que algumas informações estão desencontradas ou que uma ramificação do seu mapa não possui relação, não tenha medo de reorganizar tudo. E pode acreditar, agora que você já pôs tudo no ‘papel’ será mais fácil 🙂
Como tudo na vida, fazer mapa mental é treino.
BÔNUS : Sites para você fazer seu mapa mental:
- Coggle: Essa ferramenta é perfeita para trabalhar em equipe em um mesmo mapa mental. Online e gratuito. 😉
- MindMeister: Com versão gratuita e paga o MindMeister funciona no navegador e deixa você criar mapas mentais bonitões. 🙂
- Canva: Apesar do foco desse site não ser exatamente o mapa mental, você consegue criar mapas com recursos gráficos mais sofisticados e que podem surpreender todo mundo! Ele também funciona no navegador e é grátis, será cobrado apenas se você quiser alguns itens específicos.
- Creately: Possui ferramentas fáceis e dinâmicas para facilitar a criação do seu mapa mental. Possui 5 modelos de diagramas disponíveis na versão grátis.
Fontes: Rock Content
Se você gostou dessas dicas para criar um mapa mental, veja também esse artigo com 10 dicas para aumentar sua criatividade.