4 razões pelas quais um manual de marca economiza tempo e dinheiro para empresas
Um manual de marca, manual de identidade visual ou brand book é um conjunto de instruções para usar o estilo visual da empresa de forma correta. Por exemplo, quais são as opções aceitáveis e inaceitáveis para as cores e disposição do logotipo, quais fontes, elementos gráficos e padrões são necessários, opções de design para a mídia principal: cartões de visita, site e outros.
O brand book ajuda a manter
a identidade corporativa.
Se as instruções forem seguidas,
o design de todas as mídias e canais é uniforme.
O manual de marca ajuda a criar e manter uma identidade de destaque. Quando uma empresa adquire um manual, você precisa pensar em muitas pequenas coisas e estabelecer uma regra para elas. Para fazer isso, eles pensam sobre o público-alvo e como se comunicar melhor com ele, estudam como são as outras empresas e descobrem como ser diferentes. A presença do brand book mostra que a empresa tomou muitas decisões conscientes em termos de visual e pensou em como se destacar.
O manual de marca deve ser amigável para designers e gerentes, não estamos falando em um livro com muitas páginas, utilize apenas o necessário para deixar tudo claro. É inconveniente passar para o cliente detalhes de produção que não são necessários para o entendimento da marca, para apenas criar dezenas de páginas e transmitir a falsa sensação de qualidade.
Conjunto de informações recomendáveis para um manual de marca
- Como aplicar a marca em diferentes condições e em diferentes mídias.
- Explicação de conceitos da marca e sua construção.
- Quais cores e padrões de marca usar.
- Quais fontes usar.
- Como escolher fotos ou ilustrações.
- Como desenhar materiais impressos: tamanhos de fontes e sua localização, técnicas tipográficas.
- Referências de como conduzir sessão de fotos e fazer correção de cores.
Agora que você já sabe o que é um manual, vamos as 4 razões pelas quais um manual de marca economiza tempo e dinheiro para empresas.
Razão 1. A comunicação com os clientes será homogênea
Se você criar um design sem amostras e instruções, então dependerá das idéias criativas de uma pessoa em particular, da tarefa e das circunstâncias. Às vezes, isso é bom, mas se for para comunicação regular com os clientes, pode ser um grande problema.
Se cada mensagem tiver uma mensagem e um estilo diferente, os clientes ficarão confusos.
Sem um manual, a comunicação será heterogênea, não será possível construir de forma consistente a mesma imagem. Assim, o público-alvo não conseguirá formar uma percepção correta da empresa, será difícil se destacar dos concorrentes. Construir uma marca forte neste caso é quase impossível.
Assim, quando existe um manual de identidade visual, é mais fácil para um designer fazer um layout uniforme de mídia. Com isso, a empresa tem a mesma aparência em todos os canais, é fácil para o cliente identificá-la e diferenciá-la dos concorrentes.
Razão 2. O estilo visual não desaparecerá se o designer mudar
Se a empresa não possui um manual de marca, o estilo visual é expresso em palavras. O profissional de marketing, diretor de arte ou designer interno sabe como os materiais gráficos devem ser e podem explicar a um iniciante como fazer isso da maneira certa.
Razão 3. É mais fácil gerenciar uma equipe de vários designers
O manual de marca não é um guia para todas as questões de design, mas marca os limites dentro dos quais um designer pode encontrar soluções.
Se a empresa empregar vários designers e eles não tiverem um manual de marca, cada um fará de forma um pouco diferente. Sem um manual de marca, o intérprete fica livre em soluções criativas, então ele vai criar seu próprio produto, e não um produto geral. Isso evitará que a empresa mantenha uma imagem coerente e reconhecível.
Razão 4. Defina uma tarefa, discuta por mudanças
O manual de marca economiza tempo e dinheiro ao trabalhar em equipe. Se não houver pontos de referência, há muita discussão sobre o básico, como metáfora visual, cores e fontes. Isso pode atrasar as negociações e a preparação de um projeto, o que acabará resultando em custos adicionais.
O manual de marca ajuda a resolver questões de estilo. Se o cliente fizer comentários sobre o design, focando apenas no seu gosto, isso é um problema. Em primeiro lugar, eles podem ser desafiados e, em segundo lugar, o seu gosto pode mudar: algo que você gostou hoje pode não gostar amanhã. O manual de marca exclui o gosto e ajuda a argumentar comentários.
O manual de marca ajuda os gerentes que trabalham com agências, mas não sabem muito sobre design. No manual, os gerentes verão o conjunto mínimo de regras e técnicas que devem ser seguidas ao desenvolver layouts. Os gerentes serão capazes de dar feedback fundamentado, mesmo sem experiência e observação.
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