4 lições do Jacquin no Pesadelo na Cozinha
Primeiramente você é empreendedor, profissional criativo ou empresário? Então você terá algumas lições assistindo aos episódio do reality show Pesadelo na Cozinha com o famoso chef francês Eric Jacquin.
À primeira vista rola muito mais do que a consultoria em gastronomia, Jacquin comanda o programa com muitas broncas para que os profissionais melhorem e não fechem as suas portas. Aprenda a seguir as 4 lições do Jacquin no Pesadelo na Cozinha levar para a vida.
1. humildade
Antes de mais nada o exigente chef francês realiza um verdadeiro pente fino nos restaurantes que pedem ajuda. Muitas vezes as práticas e procedimentos dos estabelecimentos não atendem o mínimo das exigências sanitárias.
Frequentemente alguns estabelecimentos não condicionam adequadamente os produtos ou mesmo possuem falhas no atendimento. O preparo dos alimentos também é avaliado, bem como o maquinário velho e a falta de higiene para trabalhar.
2. Imersão
Frequentemente essa primeira abordagem não é 100% aceita pelos proprietários e colaboradores que reclamam da agressividade de Jacquin e as críticas que recebem do especialista.
Antes de mais nada, Jacquin visita os estabelecimentos, fazendo uma análise prévia da fachada, dos ambientes e claro, experimenta o cardápio e o prato considerado o “carro-chefe” dos restaurantes.
Ao mesmo tempo, Jacquin consegue observar a falta de profissionalismo, a motivação da equipe e, muitas vezes, o destempero de alguns integrantes da equipe.
3. Quem é o chef?
Logo depois, Jacquin entra nas cozinhas e fala direto com quem manda lá dentro. Muitas vezes, dependendo do formato da empresa o proprietário é o chef da cozinha, ou mesmo um híbrido entre chef e o responsável pelo salão.
Dessa forma, bem definidas as funções de cada integrante do estabelecimento é observada a performance do negócio. Igualmente são ajustados alguns pontos, como operação da cozinha, pratos devolvidos e o consequente desperdício de comida e dinheiro.
Definitivamente é aqui que muitos começam a dar-se conta que a gestão não bate e que a lucratividade do negócio está indo para o buraco.
4. Mudança de atitude
Enfim, muitas vezes Jacquin tem como hábito quebrar a rotina dos gestores dos estabelecimentos, conversando mais intimamente com eles, apontando algumas situações observadas e a necessidade de mudar a forma de gerenciar as coisas.
Em alguns episódios (alerta de spoiler) a abordagem dura e ríspida de Jacquin acaba por abrir a mente e o coração das pessoas que pedem ajuda para que os seus estabelecimentos não fechem.
Em síntese, o programa Pesadelo na Cozinha tem como objetivo ajudar as empresas a melhorarem os seus resultados. Igualmente são oferecidas reformas estruturais, criação de identidade da marca e ao estilo de comida ofertada.
E claro, o chefe ensina e sugere um novo cardápio para dar a guinada nos negócios aos participantes.
E aí, que achou desse artigo sobre 4 lições do Jacquin no Pesadelo na Cozinha? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!
Fica a dica para começar a assistir o Pesadelo na Cozinha AQUI!
https://youtu.be/fQ_trHn9YlY
Veja também esse artigo com 5 coisas que podemos aprender com a série Sex Education