4 Frases Tóxicas que Líderes Não Deveriam Dizer: Como Evitar Comunicações Prejudiciais e Construir uma Liderança Eficaz
FRASES TÓXICAS DE LÍDERES: Entenda o Impacto das Palavras e Evite Deslizes que Prejudicam o Desempenho e a Moral da Equipe
Estar em um cargo alto envolve muito mais do que apenas as competências relacionadas à vaga. Muitos executivos são colocados em posições de liderança sem que tenham a capacidade de inspirar e envolver seus funcionários. A comunicação é essencial: um bom líder sabe que suas competências envolvem escolher as palavras certas ao falar com as pessoas.
Ainda que ações tenham valor e muitas vezes signifiquem mais do que palavras, dizer as coisas erradas pode ser devastador para um funcionário, causando problemas de desempenho. Adotar uma postura autoritária ou utilizar o status para atacar e desonrar um subordinado afeta diretamente sua moral e imagem como líder.
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Hábitos que líderes criativos possuem!
1. “Eu não preciso do seu conselho”
Chefes tóxicos não fazem parte de um time simplesmente porque não confiam o suficiente em seu pessoal para delegar tarefas ou pedir opiniões. Neste caso, suas ações são mais relacionadas ao poder e controle exercidos sobre os integrantes da equipe para alimentar o próprio ego.
Ao enfrentar desafios, bons líderes colocam seu time em primeiro lugar, sempre buscando diferentes perspectivas. Eles ouvem diversas pessoas para pensar com mais clareza e, assim, determinar uma ação a ser seguida. A decisão tomada pode nem sempre ser a mais popular, mas será correta ao levar em conta as vozes de outras pessoas.
Dica: Estimule um ambiente de colaboração e confiança, onde os membros da equipe sintam-se à vontade para compartilhar suas opiniões e contribuições para o sucesso do projeto.
2. “Eu não sou o responsável por isso”
Líderes que não se comprometem em fazer o bem a seus funcionários desviam a responsabilidade para terceiros e costumam jogar a culpa em outra pessoa para se proteger. Já os bons líderes procuram manter o ego de lado, pois admitir os erros demonstra confiança e autenticidade. Desse modo, os subordinados sentem-se seguros para assumir riscos, cometer erros e, consequentemente, admitir que erraram.
Dica: Assuma a responsabilidade pelas decisões tomadas e pelos resultados alcançados, incentivando uma cultura de responsabilidade e aprendizado contínuo.
3. “Não tem nada de errado”
Os funcionários não são ingênuos: eles percebem quando as coisas não estão bem. Quando um chefe omite parte do que está acontecendo ou finge que não há nada de diferente, os funcionários sabem que algo está errado. Ainda que seja importante manter para si algumas informações sigilosas, bons líderes manterão os funcionários informados sobre a situação da empresa, especialmente se o ocorrido afeta o trabalho deles de alguma forma.
Dica: Promova uma comunicação transparente e aberta, compartilhando informações relevantes e mantendo a equipe atualizada sobre os acontecimentos e decisões que impactam o trabalho e o desempenho de todos.
4. “Você não entende”
Esta frase pode ser interpretada como uma falta de respeito e empatia para com o interlocutor, desvalorizando suas perspectivas e sentimentos. Em vez de desqualificar as opiniões e sentimentos de um membro da equipe, bons líderes incentivam a comunicação aberta e respeitosa, buscando entender as preocupações e perspectivas de todos os envolvidos para encontrar soluções colaborativas e construtivas.
Dica: Pratique a empatia e o respeito ao ouvir ativamente as opiniões e preocupações de seus funcionários, valorizando suas contribuições e trabalhando juntos para alcançar os objetivos do projeto e da empresa.
Conclusão:
Estar em um cargo alto envolve muito mais do que apenas as competências relacionadas à vaga. A comunicação é essencial: um bom líder sabe que suas competências envolvem escolher as palavras certas ao falar com as pessoas. Dizer as coisas erradas pode ser devastador para um funcionário, causando problemas de desempenho. Adotar uma postura autoritária ou utilizar o status
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