4 dicas de como melhorar a sua comunicação no trabalho
Quer saber como melhorar a comunicação no trabalho? Há diversas vantagens em ter uma boa comunicação, principalmente dentro do mercado de trabalho. Porém, é evidente nem todos são dotados dessa característica. Mas, o que é necessário fazer para conseguir desenvolver essa característica tão essencial?
Talvez você goste de ler:
8 dicas para uma comunicação assertiva
Comunicação passiva, assertiva e agressiva. Qual é a sua?
Confira a partir de agora 4 dicas para melhorar a sua comunicação no trabalho.
Dica 1 – Estabeleça seus objetivos
Em primeiro lugar, é necessário que a pessoa possua uma compreensão clara do que ela realmente deseja. Para isso, é preciso ser claro na hora de se comunicar. Sem enrolação.
Tenha em mente pontos como:
- Foque no público alvo e conheça de onde virão as suas experiências;
- Fale exatamente o que você quer dizer, não faça voltas, apenas vá direto ao ponto;
- Mantenha-se curto e sucinto, a fim de não se perder na hora de abordar o assunto.
Dica 2 – Público alvo
A comunicação também está voltada para o benefício de ambas as partes que estão se comunicando. Tendo isso em vista, é necessário estarmos preparados para atingir diversos públicos ao longo da carreira, entre eles podemos citar:
- O público de negócios
Neste ponto, é necessário que sua comunicação seja única, envolvente e acima de tudo compreensível. - O público acadêmico
Já na hora de se comunicar com o público acadêmico, é preciso elaborar palestras, artigos e propostas de formas variadas e corretas. - O público social
E quanto ao público social, se comunicar com ele exigirá da pessoa empatia, a fim de desenvolver um valor compartilhado e trazer para perto o sentimento de pertencimento.
Muitas vezes, será necessário se adaptar a diferentes grupos, então esteja preparado(a).
Dica 3 – Esteja informado
Em terceiro lugar, para se tornar um bom comunicador, o indivíduo terá que manter seu público constantemente engajado. A melhor maneira para atingir seus objetivos é ser breve e atualizado. Solicite a ajuda de alguém para corrigir seus textos e conferir a fluidez, para que seja capaz de atrair e envolver novas pessoas.
Dica 4 – Seja criativo (a)
Em um período onde as notícias correm sem parar, devemos estar prontos para absorver a ideia do que realmente desejamos dizer e ajustá-la à nossa comunicação, para que siga a mesma linha. Dessa forma, podemos usar e abusar da criatividade. Porém, tenha em mente que na era atual, o tempo é escasso e essencial. Então, cuidado com os exageros.
E aí, gostou dessas dicas? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!