Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

4 dicas para identificar fake news no período eleitoral

1

Infelizmente parece que deixou de ser exceção e virou regra: com a aproximação do período eleitoral no país a disseminação de fake news vem aumentando. Isto é, traduzindo para o português: notícias falsas. Por isso, para não cair em armadilhas é preciso aprender a identificar quando as informações presentes em uma postagem são verídicas ou não. Sobretudo, em imagens ou vídeos, uma vez que estes recursos passam a ser utilizados como massa de manobra. Sob o mesmo ponto de vista, uma vez que o indivíduo aprende a reconhecer e a identificar, torna-se muito mais difícil enganá-lo e cair em mentiras. Por isso, veja agora 4 dicas para identificar fake news no período eleitoral e se prepare para votar melhor.

- Publicidade -

1. Informalidade

Quando um site passa a escrever de maneira informal suas notícias, há uma necessidade de ficar atento. Afinal, na grande maioria das vezes, estes sites não possuem compromisso com a veracidade dos fatos. Faça uma análise nas fontes, no uso de adjetivos pejorativos e também nos erros ortográficos. Em suma, quem tem compromisso em informar saberá escrever e usar as palavras corretamente.

2. Teoria da conspiração

Da mesma forma, fique bem longe de teorias que trazem hipóteses especulativas. Ou seja, explicações simples para acontecimentos complexos e aleatórios, que possuem como objetivo incitar o medo ou ódio. Nesses casos vale lembrar que não existe solução simples para problema difícil. 😉

- Publicidade -

3. Memes não são notícias

Ao mesmo tempo que o brasileiro gosta muito de memes, precisamos ter em mente: memes NÃO SÃO NOTÍCIAS. Em outras palavras, há uma grande diferença entre os infinitos conteúdos que surgem no feed das redes sociais. Muitos são postados por indivíduos desconhecidos que possuem como objetivo enganar e persuadir o público. Diante disso, você nunca deve acreditar naquilo que não pode ser verificado.

4. De onde vem?

Por fim, ao ler uma notícia, você deve analisar qual foi a fonte utilizada para aquela publicação. Caso seja uma pessoa que você não conheça, invista um pouco do seu tempo e verifique a credibilidade do autor. Se por acaso não conseguir verificar, evite o compartilhamento.

Do mesmo modo, evite compartilhar qualquer conteúdo que você não saiba a procedência ou não pode ser verificado. Assim, será possível diminuir um pouco o espalhamento de notícias falsas. Além disso, alertar pessoas que muitas vezes não estão naturalizadas com a internet também pode por um freio nisso. Afinal, muitas pessoas enviam notícias falsas apenas por não ter capacidade de interpretá-las. Ou ainda, por entender que a internet é um lugar seguro. Desse modo, cabe a todos ajudar com isso.

- Publicidade -

Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no InstagramFacebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

1 Comentário
  1. […] CUIDADO com as FAKE NEWS! […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.