3 lições do filme Soul para o empreendedorismo criativo
Nós já falamos aqui sobre o maravilhoso filme Soul, o mais recente trabalho da Pixar e Disney. Caso você ainda não tenha assistido, pare tudo que está fazendo e assista agora! Para além dos vários aprendizados já comentados, agora falaremos sobre 3 lições que do filme Soul para o empreendedorismo criativo.
Antes de mais nada, vamos ressaltar que essa animação é ótima para trazer insights que nos fazem refletir. Refletir sobre vários assuntos, como sucesso, propósito, carreira e por aí vai. Enfim, são lições para trazer e aplicar na nossa vida de empreendedores criativos.
# 1 – É necessário curtir o processo
Empreender é uma jornada longa, (por vezes cansativa), onde acontecem imprevistos e também surpresas muito boas. Então, tudo bem ter o sonho de ter uma marca muito forte, bem construída e reconhecida. Seja ela pessoal ou da sua empresa. Mas, às vezes, é preciso dar um passo atrás e olhar com calma para os lados. Prestar mais atenção no caminho e curtir o processo pelo qual você está passando.
Ou seja, as coisas podem ficar mais leves e alegres se você não focar tanto no resultado e olhar mais para o processo. 😉
# 2 – Você não vai ser mais feliz quando se tornar um empreendedor ou empreendedora de sucesso
Calma! Não precisa se desesperar. Está tudo bem buscar a realização profissional. No entanto, é preciso ter cuidado caso você considere isso fundamental para ser e feliz e ter autoestima. Pois, pode ser que você esteja só se entregando a lógica capitalista e traçando um paralelo entre o seu valor enquanto pessoa e a sua capacidade de produzir ou gerir algo.
Enquanto na verdade você é muito mais que isso. Você é um ser humano com várias ideias, facetas e desejos. Não esqueça disso. <3
# 3 – Nem sempre o que a gente quer é o que nos deixa satisfeitos
Por acaso você já se questionou sobre o seu negócio? Se a sua marca, suas metas e objetivos coincidem com a sua noção de sucesso?
Então, esse é um exercício muito legal e importante e você poderia tentar fazê-lo agora mesmo. Afinal, como vimos com o personagem Joey no filme, às vezes nós ficamos anos e anos insistindo para algo acontecer, sendo que nem queríamos tanto aquilo.
Claro, que também como vimos no filme, basta estar vivo para recomeçar. Mas, se você puder pensar, se questionar e poupar esse tempo é melhor, não é? 😀
E, finalmente, lembre sempre que antes de ser um profissional você é um ser humano. <3
Foto Destacada: Disney