3 itens para você ter uma inovação criativa
Pessoas e empresas apostam na inovação criativa como uma das principais formas de permanecerem relevantes e ganharem o destaque necessário para o sucesso. No mundo dos negócios, as visões mais fechadas não geram mais resultados positivos, por isso, o foco principal atualmente está nas pessoas, exibindo a ênfase na aprendizagem e na criatividade. O que por final, une as pessoas das marcas.
Reagir aos problemas não é apenas apagar incêndios, aproveite trabalhar em toda essa pressão inesperada e crie algo novo, faça com que esse problema desapareça e não chegue novamente perto de você por um bom tempo. E a criatividade está aqui para isso, para criamos algo novo e desejável, use seu tempo e energia e pense de forma intencional e proposital.
Enfim, vamos para os 3 itens que selecionamos e consideramos fundamentais para uma inovação criativa:
Imersão
Imersão significa aprofundamento e envolvimento e para que você se situe do que você realmente tem em mãos e perceber o que pode fazer com o que possui é fundamental olhar para dentro. Despertar seus sentidos, faça com que o seu subconsciente possa vir à tona. Pense nisso de forma contínua e profunda. Por fim, este é realmente o momento de buscar referências, de colher tudo o que você consegue segurar para depois começar a filtrar.
Incubação
A incubação é a preparação, é período durante o qual um acontecimento é criado e só é eficaz se você tiver feito o trabalho imersivo primeiro. Os insights tendem a acontecer de forma rápida e sem esforço, pois você já tem uma base de informações obtidas na etapa anterior.
A incubação promove novas ideias e evita você de chegar a um cansaço extremo.
Introspecção
A introspeção é a reflexão para o crescimento dos pensamentos e surgimento de novas ideias. É o momento de relaxar para seu corpo também se tornar mais flexível e vigoroso. Segundo Ronald L. Bergmam no seu livro Condicionamento do equilíbrio emocional “Quando seus músculos e suas articulações são submetidas ao relaxamento, sua mente se abre para nova ideias, o que prepara o caminho para a introspecção e os insights.”
Portanto, antes de tudo observe, mas observe muito, recue e reflita. São etapas consideradas necessárias que facilitam e evitam comprometimentos em qualquer processo de criação.
Gostou desse desse artigo sobre 3 itens para você ter uma inovação criativa? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade! Veja também esse artigo com sobre 5 dicas para organizar um mapa mental.
[…] de 4 sites para você fazer pesquisa visual. Pois às vezes a gente quer procurar alguma referência criativa para algo, mas aí o Google imagens não nos retorna com o que queremos ver, […]