Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

3 Dicas para melhorar a iluminação de seus vídeos e fotos instantaneamente, e de GRAÇA!

0

Estava procurando dicas de iluminação? Encontrou!
Com a democratização dos smartphones, hoje todo mundo tem uma câmera na palma da mão. Câmeras cada vez melhores surgem nos novos aparelhos à medida que a competição do capitalismo fica mais acirrada. Isso pode significar fotos melhores. No entanto, para aproveitar ao máximo as capacidades cada vez mais impressionantes dessas tecnologias, é legal ter noções básicas de iluminação. Isso, claro, se você quer produzir fotos e vídeos cada vez mais agradáveis e com uma aparência “profissional”.

- Publicidade -

Então, aqui vão 3 dicas para melhorar a iluminação de seus vídeos e fotos instantaneamente, e todas você pode fazer com o que você tem em casa!

Saiba utilizar a iluminação disponível no ambiente corretamente

Quando estamos fotografando ou filmando, a luz é essencial. Qualquer fonte de luz, seja uma janela, o sol, uma lâmpada de led, vai emitir raios de luz que vão refletir nos objetos, e depois vão acabar na lente da câmera do seu smartphone. Quanto mais potente a fonte de luz, menos trabalho sua câmera vai ter para “corrigir” digitalmente a quantidade de luz disponível.

Até aí, tudo é meio óbvio, né? Bom, mas na prática talvez não seja tão intuitivo assim, já que é normal a gente acabar com fotos assim:

dicas de iluminação
foto superexposta

- Publicidade -

Ou até assim:

foto subexposta
foto subexposta

A primeira dica vai te ajudar a prevenir isso, e é super simples: dê uma olhada rápida no seu ambiente, e procure as fontes de luz disponíveis.

Sempre dê preferência à luz natural (claro, dependendo da intenção da sua fotografia ou vídeo), já que é a luz mais potente e de maior qualidade que você vai encontrar. Mas cuidado, se você apontar sua câmera diretamente para o sol ou para uma área muito clara, os raios de luz vão bater direto na sua lente, sem refletir em nada antes, o que vai criar os “flares”, aqueles raios de luz aparentes nas fotos. E claro, sua foto pode ficar muito mais clara do que deveria. Isso faz com que seu smartphone calcule a exposição e faça com que o que você está filmando fique normalmente mais escuro e com poucas informações de cores.

Tenha em mente que, quando maior a fonte de luz, mais suaves vão ser as suas sombras. Então leve isso em consideração ao posicionar sua câmera. Se você quer sombras suaves, procure fotografar e filmar durante um céu nublado, ou ao lado de uma janela em que o sol não bata diretamente nela.

- Publicidade -

luz e sombra
figura da esquerda: fonte de luz menor, sombras mais “duras”. figura da direita: fonte de luz maior, sombras mais “suaves”

Aproveite as sombras para obter formas mais definidas e com profundidade

Já vimos que a quantidade e tamanho das luzes são extremamente importantes para suas imagens. Mas outra coisa importante também é o posicionamento das luzes no ambiente.

Ainda assim, sabemos que para toda luz vai haver uma sombra. E também, dependendo do tamanho da fonte da luz, mais suaves ou duras vão ser essas sombras.

Jassam Photography Materials
alguns exemplos de luzes em rostos

A direção das luzes que batem no objeto que você está filmando ou fotografando é muito importante para a narrativa visual. Luzes que vem de cima geram sombras nos olhos de uma pessoa. Luzes que vem exatamente do lado do rosto, geram sombra no outro lado. E luzes que vem de baixo, geram sombras estranhas, que não estamos acostumados. No entanto, luzes que vem de frente, podem não gerar nenhuma sombra aparente. Dando assim uma impressão de “plano”, com menos profundidade.
Então, tente posicionar sua câmera de modo que as luzes que você tem disponíveis causem o efeito que você quer.

Por exemplo: se você quer uma luz lateral, gerando algumas sombras no rosto de uma pessoa, procure posicioná-la ao lado de uma janela, num ângulo de 90º.

Faça o tratamento de sua iluminação

Além de apenas utilizar o que você já tem disponível, como janelas, lâmpadas, leds e lanternas de celular, você pode manipular essas luzes para servir ao propósito de sua imagem.

Tá, mas como assim manipular? Simples, você pode ajustar várias coisas como cor, intensidade, tamanho e quantidade, apenas utilizando objetos que você tem em casa.

Por exemplo, para suavizar a luz de uma lâmpada, você pode utilizar um tecido branco (ou da cor que você quer que fique sua luz) translúcido ou semi-translúcido na frente da luz. Isso vai fazer com que a luz da lâmpada ilumine a área do tecido, aumentando o tamanho da fonte de luz, criando assim sombras mais suaves. Mas claro, é bom saber que sua luz pode perder a intensidade.

Outra dica para aproveitar uma única fonte de luz, é utilizar reflexos. Por exemplo, imagine que você tem uma ótima luz vindo de uma pequena janela, e você decide utilizá-la para clarear um lado de seu rosto. Porém, você percebeu que a outra parte do seu rosto ficou completamente escura e sem informações. Você pode pegar alguma folha de papel, ou qualquer objeto que tenha uma superfície branca e posicioná-la no lado oposto da luz da janela e do seu rosto. Isso vai fazer com que a luz da janela reflita no objeto e volte para seu rosto, somente o suficiente. Assim seu rosto não ficará completamente escuro, isso se chama “luz de preenchimento”.

Por último, não deixe de utilizar qualquer fonte de luz disponível, o led de um celular pode servir de “Luz de recorte”, que é a luz que pode ficar atrás do objeto à ser fotografado, criando assim um “recorte”.

Dicas de Fotografia
luz de recorte

 

Considerações Finais

E aí, o que achou dessas dicas? Garanto que aplicando algumas delas, você já vai começar a enxergar suas fotos e vídeos de uma forma diferente. E quem sabe dar um passo adiante para deixar suas fotos cada vez melhores. Assim você assume o controle da sua câmera, e não o contrário!

 

Gostou desse artigo sobre 3 Dicas para melhorar a iluminação de seus vídeos e fotos instantaneamente, e de GRAÇA!? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Você pode gostar também desse artigo: Uma dica para aprender qualquer coisa mais rápido

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.