Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

13 dicas de como ser feliz

2

Nós separamos 13 dicas de como ser feliz.

- Publicidade -

Mas antes de tudo, é importante dizer que a felicidade não é algo permanente. É praticamente impossível alguém ser permanentemente feliz. Isso por que esses sentimentos básicos são subjetivos e a felicidade não é igual para todos. Portanto, é algo difícil de ser medido. O que podemos saber, entretanto, é como nos sentimos. Nós conseguimos facilmente traçar uma média de como temos nos sentido ao longo dos anos, e entender qual o momento que vivemos.

Você também pode gostar:

4 maneiras de parar de se comparar com os outros agora

4 dicas para você se acalmar e se reencontrar

- Publicidade -

O que é felicidade?

É muito complexo. A felicidade não é uma conquista, é uma consequência. E normalmente não precisa depender de coisas materiais. Ela pode vir no dia dia, com nossas relações pessoais, profissionais e até espirituais. Existem pesquisas que sugerem que a felicidade pode depender até da composição genética do indivíduo. Ainda, em alguns estudos com pessoas que sofreram grandes perdas pessoais e se sentiram infelizes, em cerca de 6 meses, a média já havia recuperado a sensação de felicidade.

O mesmo também acontece do lado oposto:

Pesquisas fizeram o mesmo com pessoas que haviam acabado de ganhar prêmios em loterias e se sentiram muito felizes por algum tempo. Porém, depois voltaram ao seu estado médio de felicidade. Vimos que a tendência é que o ser humano tenha um “nível base” de felicidade, esse sim pode ser trabalhado. Tudo vai ao encontro de como nós reagimos aos acontecimentos da vida.

Entretanto, existem alguns hábitos que nós sabemos que podem ter um impacto positivo na sua rotina, e te tornar, ao longo do tempo, feliz com mais frequência.

- Publicidade -

Vamos às dicas de como ser feliz!

1 – Tenha um horário para acordar

Acordar a qualquer hora pode parecer satisfatório, contudo isso pode tirar o seu senso de rotina. Um horário para acordar ajusta o seu relógio biológico a se adaptar e saber quando despertar e te dar energia, e também a hora de descansar. Ou seja, você se sentirá com mais energia para praticar as próximas dicas!

2 – Mantenha ambientes organizados, em casa ou no trabalho

Bo Burnham Releases Unreleased Footage from Inside: Watch

Muitos já tem a resposta pronta pra essa: “Mas eu me entendo na minha bagunça”. Pode até ser verdade até certo ponto. Porém, ao manter seus ambientes desorganizados, seja a sua cama,  mesa de trabalho ou outro ambiente, você está privando seu cérebro de algumas coisas. Ao completar uma tarefa, normalmente nosso cérebro libera uma pequena dose de endorfina, que nos dá uma sensação de recompensa. Ou então,  existe uma parte do nosso cérebro responsável por reconhecer padrões, o que nos faz gostar de ambientes organizados. Isso diminuiu a ansiedade e nos ajuda a organizar tanto o nosso ambiente quanto os pensamentos.

3 – Evite procrastinar

Essa dica é clássica. Porém, ao longo dos anos, novas distrações surgem. Logo, isso torna procrastinar uma tarefa mais fácil. Jogos de celular, instagram, youtube, tiktok, etc… Tudo isso pode enganar nosso cérebro e nos fazer cair na procrastinação. Contudo, quanto antes nos atentarmos às distrações, e ativamente diminuirmos a chance de elas acontecerem, mais fácil será fazer o que importa.

4 – Não crie desculpas para si mesmo

Ainda no tópico da procrastinação, algo que fazemos muito bem é inventar desculpas. Quando nos deparamos com algo que pode ser minimamente desconfortável de ser feito, nós tendemos a procurar empecilhos para justificar a inação. Para viajar não temos dinheiro, para sair com os amigos não temos tempo. Se precisamos ter uma conversa dura com alguém, é melhor não “criar caso” por que evitamos conflitos a todo custo. Não temos qualificação para aquela entrevista de emprego, não temos motivação para começar um novo esporte, e por aí vai.

5 – Não espere por oportunidades

A vida é injusta em muitos aspectos. Eu diria que na maioria deles. Logo, isso torna essa dica ainda mais importante. Nós costumamos ouvir histórias de pessoas que conquistaram grandes objetivos quando surgiu uma grande oportunidade. Através de filmes, livros, entrevistas e bibliografias. A cultura pop nos trás uma sensação de “tudo vai dar certo, a sua hora vai chegar”. Porém, isso nem sempre é verdade. O mundo não está necessariamente guardando algo grandioso para você. Portanto, não espere que aquela oferta para o emprego dos sonhos caia no seu colo.

Trabalhe para construir as oportunidades, seja ativo nisso. Cada pequeno passo em direção ao objetivo te deixa mais perto. Seja iniciando uma conversa, mandando um, dois ou dez e-mails. Não tenha medo de se expor ao risco. Grandes coisas normalmente vem com riscos.

“Às vezes uma oportunidade pode ser perdida por alguém por que se parece com trabalho.”

Thomas Edson

6 – Não diga “não” pra tudo, aceite novas experiências e desafios, saiba quando dizer “não” ou “sim

Se você recusar todos os convites, uma hora vão parar de convidar. Essa frase resume tudo! Portanto, procure dar chances à novas experiências.

7 – Confie mais nas pessoas

Se você é uma pessoa que normalmente desconfia de tudo, acha que todos estão tentando te enganar, sendo falsos e querendo te prejudicar de alguma forma. Bem, talvez isso possa estar te tornando infeliz aos poucos. Você pode ter razões no passado para achar isso, mas geralmente é uma generalização, e não está correto. Experimente dar mais confiança às pessoas, isso vai facilitar com que você crie novas relações saudáveis. Não assuma que todos estão contra você, se alguém trair sua confiança, quem tem culpa é a pessoa, não você.

8 – Trabalhe em você mesmo, corrija maus hábitos

Se você constantemente lembra de coisas que gostaria de mudar, não adie isso. Seja sua forma física, hábitos ruins, vícios. O fato de você saber que precisa corrigir já é a justificativa máxima para trabalhar nisso. Portanto, comece com um passo de cada vez, tentando construir novos hábitos saudáveis. Além disso, não faça por que te obrigam, faça por que você quer.

9 – Não foque nos problemas que você NÃO controla

Continuando as dicas de como se feliz: Aquela pessoa que está sempre reclamando de tudo geralmente vive num ciclo vicioso. A culpa de todos os seus problemas nunca é dela mesma. Seja o governo, as pessoas à sua volta, empresas e até o clima. Se você passa boa parte da sua vida focado em coisas que não tem controle, as chances de se frustrar são grandes.

10 – Procure motivação verdadeira, não utilize o MEDO como motivação

Sim, o medo pode ser uma motivação, mas ele vem com uma carga negativa. Portanto, procure ser proativo. Tome as ações para resolver aquele problema por que você quer, não pelo medo ou obrigação. Por exemplo, não busque trocar de emprego apenas pelo medo de ficar sem dinheiro. Fazendo isso, você facilmente será escravo desse sentimento, e tomará decisões equivocadas sob pressão de não poder errar.

11 – Pare de fazer só o que é confortável, coisas desconfortáveis as vezes são necessárias

Todo o dia é a mesma história, você chega em casa depois do trabalho, e sabe que tem que ter uma dura conversa com um amigo, ou parceiro. Precisa resolver alguma coisa da faculdade, buscar um novo emprego ou trabalhar no seu inglês. Mas é mais confortável ligar o seu Playstation e jogar. Ou então ficar no instagram até a hora de dormir.

Se você evita confrontos e situações que podem ser desconfortáveis, mesmo que possam te trazer aprendizado e oportunidades, essa dica é especial.

12 – Seja humilde, não haja como se você fosse melhor que os outros

Você já se sentiu uma pessoa incompreendida? Que ninguém entende sua visão de mundo e ninguém pode contribuir para te ajudar? Talvez lhe falte humildade.
Portanto, busque sempre ouvir o que as pessoas tem a dizer. Não importa se você tem formação acadêmica, é expert nos assuntos mais variados. Entenda que a sua forma de ver o mundo não está mais certa do que a de outras pessoas. Aceite contribuições, seja empático, saiba que existem gostos diferentes. Isso vai te aproximar das pessoas.

13 – Aceite a vida como ela é, não como você gostaria que fosse

Você já passou algum tempo sonhando acordado(a)? Imaginando o que você faria se ganhasse na mega sena? Se tivesse aquele estilo de vida dos sonhos. Talvez as suas expectativas estejam altas demais e fora de uma realidade. É bom sonhar, contudo, tenha cuidado para não criar expectativas de que a vida só vai ser boa quando algo acontecer. E só depois você poderá ser feliz.

Seja feliz com o que você tem e quem você é agora!

14 – DICA BÔNUS DE COMO SER FELIZ: Não seja alguém tão duro consigo mesmo 🥰

Por fim, lembre-se que a felicidade é uma consequência de como nós reagimos aos acontecimentos da vida. Então, tá tudo bem ter momentos de tristeza e de dificuldade. Afinal, faz parte da nossa essência!

 

Gostou desse artigo sobre 13 dicas de como ser feliz? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

O artigo “13 dicas de como ser feliz” foi Inspirado nesse vídeo

2 Comentários
  1. […] 13 dicas de como ser feliz […]

  2. […] 13 dicas de como ser feliz […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.