Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

10 principais tendências de tecnologia para 2023

0

Quais são as tendências tecnológicas que moldaram o mundo nos próximos 12 meses? Para quais circunstâncias os líderes empresariais devem estar preparados para 2023? Em síntese, se você quer saber as respostas desses questionamentos, continue lendo que nós vamos abordar as principais tendências tecnológicas para o ano de 2023. Confira aqui e fique por dentro das 10 principais tendências de tecnologia para 2023!

- Publicidade -

Talvez você goste de ler também:

Como saber se o seu aparelho está recebendo a tecnologia 5G

Entrevista da Lu do Magalu com Marilia Gabriela diverte a Web

Tecnologia mais sustentável

tendências de tecnologia para 2023

- Publicidade -

A questão ambiental vem sendo debatida por teóricos e cientistas, bem como pelas organizações internacionais há um tempo significativo. Nesse sentido, é quase impossível dissociar a sustentabilidade da tecnologia. Durante muito tempo, a sociedade não se importou com o impacto do lixo tecnológico na sociedade.

De fato, dificilmente as pessoas refletem acerca do descarte dos seus aparelhos eletrônicos obsoletos. Todos esses equipamentos não possuem a capacidade de se decomporem na natureza. Além disso, é inegável que a interferência antrópica no meio ambiente está acelerando o processo de interglaciação em escala planetária. Nesse sentido, acredita-se que a partir de 2023 a sociedade verá um impulso muito maior em direção à construção de tecnologias mais sustentáveis.

Em suma, a maioria dos sujeitos são viciados em tecnologia e não conseguem mais viver a vida longe de, no mínimo, um smartphone. Desse modo, devido a necessidade dos sujeitos em possuir essa tecnologia que facilita a vida de muitos, será mais fácil começar a pensar sobre o modo como os componentes dos aparelhos eletrônicos passam a ser fabricados e seu impacto no meio ambiente, desde o processo de criação até o descarte.

IA em todos os lugares

- Publicidade -

tendências de tecnologia para 2023

No ano de 2023, acredita-se que a Inteligência Artificial se tornará parte real de uma parcela majoritária das organizações. No entanto, é preciso deixar claro que a IA da qual estamos falando são aquelas sem código, que possuem uma interface de navegação fácil de arrastar e soltar. Permitindo, portanto, que qualquer empresa consiga aproveitar ao máximo o seu poder de criar novos produtos e serviços sempre mais inteligentes.

Na realidade, essa tendência já se mostra clara quando analisamos o mercado varejista. Por exemplo, a Stitch Fix faz uso de algoritmos habilitados para IA para conseguir recomendar tipos de roupas aos clientes que dedicam um tempo para responderem sobre os tamanhos e gostos pessoais. Além disso, como estamos falando da era tecnológica, uma das tendências relacionadas às IAs é o fato de passar a existir compras autônomas sem nenhum tipo de contato. Em síntese, através da IA se tornará muito mais fácil para os clientes consumidores pagarem os seus serviços e bens.

 

Partes do metaverso se tornarão reais

tendências de tecnologia para 2023

Devemos concordar que a temática “metaverso” acabou tornando-se um tipo de abreviação de uma internet muito mais imersiva do que estamos acostumados. Nessa nova realidade, por sua vez, os sujeitos podem trabalhar, socializar e se divertir por meio de jogos.

No entanto, de acordo com muitos especialistas, o metaverso deve agregar a economia mundial até o ano de 2030 cerca de 5 trilhões de reais. Sendo que o ano de de 2023 será o pontapé inicial nessa direção que irá definir, de fato, o que será do metaverso nos próximos anos.

Ao que tudo indica, tanto a tecnologia de realidade aumentada (AR) quanto de realidade virtual (VR) irão contar avançando até um determinado ponto em que será barateada. Assim como ocorreu com os smartphones e computadores que, no início, nem todos tinham acesso. Mas, com o passar do tempo, a tecnologia se popularizou do ponto de vista monetário e econômico.

Progresso no Sistema Autônomo

Em suma, acredita-se que os líderes empresariais irão continuar fazendo o progresso na criação de novos sistemas autônomos, particularmente no que tange todo o setor da micro e macro logística. Na realidade, hoje, existem muitas fábricas e armazéns que operam de forma parcial ou completamente autônomas. Nesse sentido, no ano de 2023, poderemos ver ainda mais caminhões e grandes embarcações marítimas, até mesmo robôs de entrega.

Um exemplo desse avanço tecnológico e dessa tendência pode ser o Ocado, um supermercado on-line britânico que que possui o título de “maior varejista de supermercados on-line dedicado do mundo”. Esse supermercado faz uso de milhares de robôs autônomos em seus armazéns. Esses robôs são responsáveis por mover e levantar os mantimentos. Vale salientar que esse armazém usa IA para conseguir colocar os itens mais populares ao alcance dos robôs. Essa empresa também está sendo responsável por automatizar outros varejistas por meio de ações e colaborações.

Os robôs provavelmente se tornarão mais humanos

tendências de tecnologia para 2023

No ano de 2023, estima-se que os robôs acabem se tornando muito mais parecidos com os seres humanos tanto em aparência quanto em capacidade. Muitos dizem que esses tipos de robôs humanoides passarão a ocupar lugares no mundo real, como recepcionistas de eventos, bartenders e até mesmo companheiros para adultos e velhos. Além disso, esses robôs também serão responsabilizados por ocupar cargos em armazéns e fábricas, visto que já existem aqueles que trabalham ao lado de humanos em fábricas e logística.

Hoje, existe uma empresa que vem trabalhando arduamente para desenvolver um robô que seja completamente semelhante ao ser humano para trabalhar nas casas dos sujeitos. No Tesla AI Day, em setembro de 2022, Elon Musk disse que existem dois protótipos de robôs humanoides Optimus e ainda acrescentou que a empresa estaria pronta para receber os pedidos nos processo de 3 a 5 anos. Esse robô consegue executar tarefas simples, como levantar itens e regar plantas. O futuro está cada vez mais próximo.

 

Progresso na Web3

tendências de tecnologia para 2023

De fato, a tecnologia blockchain nos últimos anos tem avançado de forma significativa no ano de 2023. Esse avanço se deu na medida em que as empresas passaram a utilizar essa tecnologia, bem como os produtos e serviços ofertados por meio dessa dinâmica mais descentralizada.

Podemos ter como exemplo no momento as criptomoedas que utilizam essa tecnologia, embora esteja em baixa no mercado atualmente, e os Tokens Não Fungíveis, os famosos NFTs. No ano de 2023, os especialistas acreditam que, inclusive, os NFTs serão ainda mais utilizados no meio de tramitação de mercadorias. Hoje, os NFTs já fazem parte de shows e experiências distintas para os portadores desses ativos digitais.

Natureza cada vez mais editável

tendências de tecnologia para 2023

A ideia da natureza editável permeia muito o campo da biotecnologia. Nesse sentido,estima-se que nos próximos anos a sociedade possa vivenciar alterações no material, no físico, nas plantas e até mesmo no corpo humano. Por meio da nanotecnologia, poder-se-á criar materiais com recursos completamente novos, como objetos que resistem a água (muitos smartphones já fazem isso), bem como na capacidade de cura também.

Nesse sentido, é importante destacar que já existe há anos a CRISPR-Cas9, uma tecnologia que permite editar genes acelerando esse processo de edição da natureza física. Para quem ainda não está por dentro dessa atividade, a edição de genes opera de maneira próxima a um processamento de texto, no qual você pode retirar algumas palavras e adicionar outras, porém, isso é feito com o genes.

Conectando o mundo digital e físico

tendências de tecnologia para 2023

Isso pode até parecer um episódio de Black Mirror, no entanto, essa premissa tende a se tornar cada vez mais real com o avanço da tecnologia. Nesse sentido, é importante salientar que a sociedade já está vivenciado de certa maneira a ligação entre o mundo virtual e o mundo físico. Essa conexão, por sua vez, tende a ser tendência no ano de 2023. Nessa função, dois componentes se destacam, sendo: a tecnologia de gêmeos digitais e a impressão 3D.

Para quem não sabe, os gêmeos digitais são um tipo de simulação virtual de processos, produtos e operações no mundo real que podem ser utilizados para testar ideias e um ambiente digital seguro. Nesse sentido, engenheiros e designers estão fazendo uso dessa ferramenta para poder recriar determinadas condições e objetos físicos. A ideia é criar mundo usando a tecnologia de impressão 3D.

Um exemplo do uso desse tipo de tecnologia encontra-se na Fórmula 1 que atualmente coleta os dados que estão sendo transmitidos pode sensores durante as corridas. Além da temperatura das pistas durante a corrida, às condições climáticas, tudo isso com o intuito de tentar entender como os carros atuam em condições distintas.

Progresso Quântico

tendências de tecnologia para 2023

O mundo hoje encontra-se em uma corrida rumo a desenvolver de fato a computação quântica em uma escala planetária. Ocorre que na computação quântica são utilizadas partículas subatômicas para poder criar e desenvolver novas formas de processar e armazenar determinadas informações.

Nesse sentido, pensar de forma linear, seria um salto tecnológico que deve fazer com que a sociedade construa computadores que sejam capazes de operar um trilhão de vezes mais rapidamente do que estamos acostumados. O perigo mais iminente apontado pelos especialistas que gira em torno da computação quântica é o fato de que a partir dela torna-se inúteis as práticas atuais de criptografia que a sociedade utiliza.

Ou seja, uma nação, soberana,a que atua diretamente nos seu território, através da construção de um computador quântico, poderia facilmente quebrar as criptografias dos outros Estados Nação, incluindo todos os sistemas de segurança, por exemplo. Nesse sentido, essa é uma tendência para 2023 que está sendo observada com cautela por grande parte das potências mundiais, em especial os Estados Unidos, a China, a Rússia e o Reino Unido.

Progresso na Tecnologia Verde

tendências de tecnologia para 2023

Hoje, um dos maiores desafios da tecnologia é frear as emissões de carbono que afetam diretamente as condições climáticas do planeta. Embora existam aqueles que ainda acreditam que o aquecimento global não é verdadeiro, a ciência e as instituições estão tratando esse assunto como urgente no âmbito antrópico. Nesse sentido, estima-se que no ano de 2023 o progresso em torno do hidrogênio verde seja muito mais investido do que foi nas últimas décadas.

Inclusive, existem empresas grandes, como a Shell e a RWE, duas que estão criando o primeiro gasoduto verde por meio de usinas eólicas no mar do Norte. Além disso, será possível perceber o progresso de desenvolvimento de redes elétricas descentralizadas. Ou seja, a geração de energia híbrida em contraponto às empresas de gás e energias que operam em uma lógica não descentralizada no mundo todo, visando diminuir a emissão de carbono significativamente.

 

Então, o que você achou desse artigo sobre 10 principais tendências de tecnologia para 2023? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.