10 expressões para você parar de usar
No mundo, existem muitas expressões preconceituosas que jamais deveriam ter sido usadas. Na realidade, atualmente, muitas pessoas gostam de dizer que o mundo ficou “chato”, enquanto ocorrem termos xenofóbicos aqui, do outro lado um temor machista ou racista, ou aquele discurso atrelado ao capitalismo que menospreza minorias. De uma forma ou de outra, todos esses subgrupos expressam algum tipo de preconceito.
É importante entender que esse tipo de comentário pode afetar os indivíduos profundamente. O ideal seria que ninguém utilizasse. Mas, com o transcorrer do tempo, alguns termos passaram a ser usados com tanta frequência que o seu “peso”, às vezes, nem é percebido por alguns sujeitos que os proferem. Nesse sentido, iremos trazer algumas expressões que você deveria evitar não usar.
Talvez você goste de ler:
DICAS PARA ENTREVISTA DE EMPREGO JOVEM APRENDIZ!
BLACK FRIDAY 2022: 4 DICAS PARA PASSAGENS AÉREAS BARATAS! PREPARE SUA VIAGEM
Cuidado com essas frases
O lugar da mulher é na cozinha.
Esse termo é extremamente machista, não é nem preciso dizer o porquê. Presumir que o lugar de uma mulher é na cozinha por uma questão de gênero é completamente sem nexo é uma inverdade. Essa expressão é o reflexo de uma sociedade patriarcal que não desenvolveu a plena igualdade.
Toda loira é burra e toda preta é pobre.
As pessoas geralmente possuem um pré-julgamento e suas mentes que não faz muito sentido. Essa frase, em uma, nem precisa ser explicada de tão imprópria que é. É bem fácil perceber que essas expressões em conjunto comportam estereótipos e desmerecimento sem base argumentativa nenhuma, somente achismo. Hoje, falar esse tipo de coisa é algo inadmissível com a quantidade de conhecimento que as pessoas têm acesso.
A coisa ficou preta.
Esse termo está ligado diretamente a ideia de que “preto” é algo ruim, que não é agradável. Não é preciso dizer que possui raízes fortes no racismo estrutural, não é mesmo?
Cabelo ruim, bombril, duro, feio.
Sobretudo não existe um cabelo bom ou um cabelo ruim. Desse modo, o que existem são vários tipos de cabelo e vários tipos de pessoas, etnias, culturas e aspectos. A ideia de um cabelo bom ou ruim é construído socialmente e com o passar do tempo sempre se altera.
Que mulher mal-amada.
Essa expressão tenta vincular o comportamento de uma mulher ao modo como o companheiro está tratando-a. Uma expressão completamente machista.
Mulherzinha ou coisa de menininha.
Quando você chama alguém de mulherzinha ou fala que determinada atitude é coisa de mulher, você automaticamente está se comportando de forma machista, presumindo que mulheres são frágeis, fracas, menos importantes, etc.
Já sabe cozinhar, então pode casar.
Essa frase diz que a mulher só serve para isso, para constituir um relacionamento, casar-se e cuidar do lar. Essa sentença não faz sentido nenhum, uma vez que todo adulto deveria saber cozinhar.
Dar com pau.
Embora essa frase seja suada para explicar que algo ocorreu em grande quantidade, o que muitas pessoas não sabem é que nos leva ao tempo de escravidão no Brasil, especificamente para os navios negreiros. Nesses navios, as pessoas se recusaram a comer porque preferiam morrer de fome a serem escravas. No entanto, elas eram alimentadas forçada com uma grande colher de pau para não morrer. Não use mais essa expressão.
Judiação.
Muitas pessoas não percebem quando usam esse termo, mas, de antemão, “judiar” está ligado diretamente à ideia de que os judeus eram perseguidos pelos nazistas.
Cor de pele.
Primordialmente na escola, éramos acostumados a ouvir as pessoas pedindo o lápis “cor de pele”. No entanto, essa expressão é extremamente racista, visto que não existe uma cor de pele, e sim várias cores de pele.
Considerações Finais
Algumas frases infelizmente são ditas populares, logo, por hábito as pessoas acabam falando sem ter noção que essas podem causar mal estar. Acima de tudo, se ligue nessas dicas aqui para aprimorar a sua comunicação e, desde já, evitar causar um sentimento ruim em outras pessoas.
Então, o que você achou desse artigo de expressões e frases preconceituosas? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!